Obras do presídio de Itaúna serão retomadas em breve

Prefeito Osmando Pereira participa de lançamento do edital para a construção do presídio da cidade.

Obras do presídio de Itaúna serão retomadas em breve

O Prefeito de Itaúna, Osmando Pereira, participou de reunião na cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na terça-feira, 11/02, para o lançamento do Plano Mineiro de Humanização do Sistema Prisional, quando foi anunciado o edital para a construção do Presídio de Itaúna, dentre outros no Estado de Minas Gerais. O presídio de Itaúna terá capacidade para 306 vagas, com um investimento de R$9,8 milhões de recursos do Governo de Minas.

O prédio será erguido às margens da MG-050, em terreno de 30 mil metros quadrados, doado pelo município, entre Divinópolis e Itaúna. A obra teve início em 2011 e foi paralisada em 2012 devido a problemas no processo licitatório. O projeto prevê construção de pavimento único com bloco de celas, bloco administrativo, bloco de saúde e triagem, guarda externa, canil, subestação abrigada, dois conjuntos de distribuição de energia, depósito de lixo, área para reservatórios, guarita intermediária, depósito para gás e portaria. A previsão do Governo do Estado é de que a obra fique pronta 10 meses após o início. “Ficamos felizes com a retomada desta obra que com certeza trará mais tranquilidade para a população de Itaúna. É mais um passo para garantir mais segurança para todos”, afirmou o Prefeito.

Durante o evento, foram anunciados editais para construção de 11 presídios e ampliação de outros quatro, que ampliarão em 5.485 o número de vagas prisionais. Serão investidos cerca de R$ 171,6 milhões em recursos do Governo de Minas e repasses do Governo Federal. Na ocasião, o Prefeito aproveitou para falar ao governador Antônio Anastasia, Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e comandante da Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão, sobre outras necessidades de Itaúna na área de segurança. O Prefeito esteve acompanhado do Assessor do Governador, Gustavo Mitre.

Foto: Gustavo Mitre, Assessor do Governo, Antônio Anastasia, Governador de Minas Gerais, e Osmando Pereira, Prefeito de Itaúna.