Escola Artur Contagem é destaque estadual na prova do Proalfa

Avaliação positiva é resultado da interação entre diretoria, equipe pedagógica e pais dos alunos

Escola Artur Contagem é destaque estadual na prova do Proalfa

Trabalho em equipe e inserção da comunidade no meio escolar são fortes características da Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, que por mérito, obteve a maior nota na avaliação do Proalfa- 2013. A escola oferece para as crianças um ensino de qualidade através de métodos diferenciados, que tornamo ato de estudar ainda mais importante e divertido. A direção é o espelho do bom desempenho dos alunos em sala.

A Diretora Cláudia Luciane de Morais Silva, e a Diretora Adjunta Tânia Cristina da Silva, lutam por melhorias significativas no método de ensino. Elas veem a comunidade como parte importante na formação das crianças e se sentem satisfeitas pelos avanços: “Temos uma parceira importantecom a comunidade e essa é uma relação de responsabilidade ao se tratar da formação de cidadãos. Procuramos colocar os pais e responsáveis cientes das ações da escola através de reuniões, mostrando a eles a importância de recursos diferenciados de alfabetização e das provas externas, como é o caso do Proalfa”.

1º lugar no Proalfa

Uma das grandes vitórias da Escola Artur Contagem Vilaça foi alcançar a melhor nota no resultado do Proalfa. O motivo principal é o fato da escola estar localizada em área periférica e perder muitos alunos para escolas centrais. A direção considera esse, um misto de alegria e aumento da carga de responsabilidade. Mas pretendem manter o bom desempenho e incentivar os alunos a alcançarem cada vez mais suas metas escolares. Dentres os 51 alunos avaliados nesta prova, 20 participaram do tempo integral.

A participação dos pais na vida escolar das crianças é fundamental e contribui nos bons resultados que os alunos apresentaram. Eliane Rodrigues Pinheiro Silva (que compõe o Conselho Fiscal da Escola, representado por pais de alunos) é mãe do aluno Gabriel Rodrigues da Silva, que também fez a prova. Para ela a nota do Proalfa é resultado do carinho e cuidado que as diretoras tem com os alunos e a extrema dedicação da equipe pedagógica. “Acredito que meu filho, assim como os outros alunos, é muito bem acolhido na escola. Nós pais, também. O atendimento e atenção são especiais e nos sentimos ainda mais na obrigação de ajudar na formação escolar deles”, frisou.

Metodologia: caminho para o resultado positivo

Dentro das propostas da Secretaria de Educação, pedagogas e professoras realizam um planejamento semanal. Esse planejamento apresenta eixos temáticos, competências e habilidades de acordo com segmentos do PIP - Programa de Intervenção Pedagógica. O trabalho tem acompanhamento da Pedagoga Julia Bechefelluft, integrante do PIP, que segundo as diretoras desenvolve ações indispensáveis na Escola.

Além da metodologia escolar aplicada nas aulas, os alunos participam de simulados mensais, que funcionam como avaliações pontuais do que está sendo desenvolvido pela escola. Através deles é possível se fazer um diagnóstico individual e conjunto das dificuldades em sala. Esse simulado também é uma capacitação para o Proalfa, que trabalha todo conteúdo proposto.

A escola oferece aulas no tempo integral para alunos até o 3º ano e a expectativa é de ampliar a estrutura para atender aos 4º's anos também. No tempo integral são oferecidas oficinas de teatro, hip-hop, letramento, dentre outras variações com base no conteúdo aplicado em sala. E conta também com os grupos de apoio e reforço, AEE e o NAIC.