Diante da situação epidemiológica causada pelo vírus Sars-CoV-2, foram iniciadas ações envolvendo diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, além da promoção de várias adequações para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
Assistência à Saúde:
A Atenção Primária à Saúde constitui a porta de entrada preferencial para pacientes com síndromes gripais. Nos períodos em que as unidades da Atenção Primária à Saúde não se encontram em funcionamento, o acesso dos pacientes ocorre por meio do serviço de urgência, no Pronto-Socorro do Hospital Manoel Gonçalves. Após o acolhimento e atendimento desses pacientes, é realizada a notificação em sistema específico, a qual é gerenciada e acompanhada pelo setor de Epidemiologia.
O monitoramento dos pacientes é conduzido pelas equipes da Atenção Primária à Saúde em conjunto com o setor de Epidemiologia.
Após a notificação e as orientações referentes às medidas de isolamento social e de higiene pessoal, destinadas a evitar a transmissão do vírus, é agendada a data para a realização do teste, com o objetivo de confirmar ou descartar a contaminação.
Vigilância Sanitária:
A equipe atua diariamente na orientação, fiscalização e notificação de estabelecimentos, de modo a assegurar que as normas e medidas de enfrentamento à contaminação pelo Sars-CoV-2 sejam efetivamente cumpridas no município.
