19 SET 2016
Circuito Usiminas de Cultura movimenta Itaúna e Itatiaiuçu

De 19 de setembro a 01 de outubro, os municípios recebem uma programação cultural e educativa gratuita

Oferecer diversão, cultura e educação para escolas e comunidade. É com esse objetivo que mais uma edição do Circuito Usiminas de Cultura chega a Itatiaiuçu, de 19 a 24 de setembro, e a Itaúna, de 22 de setembro a 01 de outubro. Oficinas, espetáculos e cinema integram a programação, que é totalmente gratuita.

O Circuito é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pela POP Produções Artísticas e conta com o apoio do Instituto Cultural Usiminas. Desde seu início, em 2010, já foram realizadas 483 apresentações artísticas e 110 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo e mais de 158 mil pessoas se beneficiaram das ações do projeto.

O projeto é mais uma expressão do compromisso da Usiminas com o desenvolvimento cultural e educacional das comunidades em que está inserida. “O Circuito cumpre um papel muito importante de democratizar o acesso à cultura e auxiliar na formação de público e dos cidadãos. Os espetáculos e as oficinas ofereceram para a população a oportunidade de vivenciar e aprender coisas novas, enriquecendo o trabalho realizado nas escolas e o cotidiano das famílias”, comenta a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal.

As duas cidades recebem as oficinas de Danças Urbanas e de Educação Patrimonial, além de espetáculos teatrais nas escolas municipais e exibições de filmes e mais apresentações culturais nas praças dos municípios.

Em Itaúna o músico Rubinho do Vale apresenta o show “O canto de Rubinho do Vale” dia 23/09, sexta-feira, às 20h, e no dia 25/09, domingo, às 19h30, a Cia Descarga de Comédia encena o espetáculo “Mãezona”, ambos no Teatro Sílvio de Matos. As apresentações são gratuitas, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro.

Na sexta-feira, dia 23/09, às 19h30, na Praça do bairro Jadir Marinho o público irá se encantar com o filme “Divertida Mente”. E no sábado, dia 24/09, a atriz e cantora Maria Tereza Costa, apresenta o musical infantil “MPBaixinhos para todas as idades” na Praça Dr. Augusto Gonçalves a partir de 10h.

Em Itatiaiuçu, as atividades abertas ao público acontecem no sábado, dia 24/09, a partir de 14h na praça Antônio Quirino da Silva. Feira de produtos locais, apresentações musicais e de dança e exibição de filme completam a programação do Circuito na cidade.