29 AGO 2019
Prefeitura dá início ao Programa “Conservação de Solo e Água”
A iniciativa visa subsidiar o produtor na construção de bacias de captação como prática mecânica de conservação

Pensando na conservação e boas condições das estradas rurais do município, a Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, deu início ao programa “Conservação de Solo e Água” que vai subsidiar o produtor rural com implantação de bacias de captação de água das chuvas.

Com as terras desprovidas de cobertura vegetal mínima, a água da chuva não consegue infiltrar no solo facilmente, aumentando assim o volume da água que escoa sobre a superfície do terreno. Este escoamento, na forma de enxurrada, provoca vários problemas ambientais, como: erosão do solo, danos às estradas, assoreamento de baixadas, rios, lagos, reservatórios e poluição dos corpos d’água.

A utilização das bacias de captação, além de diminuir a erosão do solo e evitar outros prejuízos, promoverá a recarga do lençol freático, favorecendo a manutenção de nascentes e revitalizando os mananciais com água de boa qualidade. São muito úteis também na conservação de estradas, pois diminuem os danos causados pelas enxurradas e permitem o reaproveitamento dos sedimentos (cascalho) nelas retidos.

As bacias são localizadas às margens de estradas vicinais ou no interior das propriedades rurais previamente cadastradas em carreadores, ao longo ou final de terraços ou em outros locais onde ocorram escoamentos prejudiciais de água.

Como participar

O produtor rural interessado em participar do programa, deverá procurar a Gerência de Apoio Rural da Prefeitura de Itaúna, localizada na rua Silva Jardim, nº 888, centro. No ato da inscrição o mesmo deverá informar as características das áreas a serem trabalhadas. Para mais informações (37)3241-3674.