18 OUT 2019
Curso capacita profissionais itaunenses para novo Pregão Eletrônico
Decreto Federal entrará em vigor no final do mês e trará mudanças para fornecedores da administração pública

Pregoeiros, agentes orçamentários de governos e empresários que são fornecedores para órgãos públicos participaram na tarde desta quarta-feira, 16/10, do curso “O Novo Pregão Eletrônico”. O objetivo foi mostrar aos presentes as mudanças propostas por um novo Decreto Federal, o de nº 10.024/2019, que altera os sistemas de pregões eletrônicos a partir de 28/10 próximo. A atividade foi realizada no auditório da CDE Itaúna, uma vez que a participação superou em cinco vezes a procura inicial. O treinamento foi realizado por Leonardo Lopes Dornas, Gerente Superior de Compras e Contratações, servidor de carreira da Secretaria de Administração da Prefeitura de Itaúna.

O novo Decreto Federal em questão foi publicado em 20 de setembro deste ano. O pregão eletrônico é obrigatório nas transações em nível federal e também quando o município recebe recursos desta mesma esfera para aplicação em bens e/ou serviços comuns. A proposta do evento partiu de um convite de grupo de empresários ao palestrante, sendo amplamente divulgado pela Prefeitura e pelas entidades do CDE, sendo aberto e gratuito aos interessados.

De acordo com Leonardo Lopes, “o novo decreto sanará erros do documento anterior, além de trazer novidades e incorporar decisões do Tribunal de Contas. Esta palestra serviu para criar maior intimidade entre os participantes com o processo operacional do novo sistema, além de demonstrar as ferramentas do pregão eletrônico”, esclarece.