Mais uma reivindicação da comunidade itaunense será atendida pela Prefeitura nos próximos dias. Parte da Avenida São João, entre as ruas Silva Jardim e Cel João de Cerqueira de Lima (ponte próxima ao Sesi), terá seu asfalto removido e substituído por nova pavimentação, trecho equivalente à área total de 7.442,18 m². As obras começarão no dia 29/10 e de acordo com o cronograma inicial devem durar 90 dias, totalizando um investimento de R$ 433.440,06. A vencedora da licitação para execução desta melhoria foi a Emconbrás - Empresa de Conservação Brasileira Fireli, porém, várias secretarias e departamentos da administração municipal contribuirão com os trabalhos.
Para o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “esta via é um dos mais importantes elos de ligação centro/bairros, está situado em relevante área comercial e residencial e contempla itinerário de diversas linhas de ônibus, por isso mantém tráfego intenso de veículos. A qualidade do asfalto já não atende a demanda há tempos e não será apenas um tapa-buracos que resolverá as ondulações do local, principal reclamação dos motoristas. Assumimos este compromisso com o cidadão e em breve teremos aqui mais esta melhoria entregue à população pelo nosso governo” afirma.
Responsabilidades
Além da Secretaria de Administração (conduz o processo licitatório), da Gerência de Convênios (cadastramento e aprovação do contrato), da Secretaria de Regulação Urbana (elaboração de planilhas e projetos), a realização desta obra conta com participação ativa da Secretaria de Infraestrutura e Serviços. A referida pasta inicia já no dia 29/10 a demolição do asfalto (em três trechos conforme projeto aprovado) e retirada do material das bases e sub-bases existentes, além do transporte dos resíduos gerados (inclui-se também na responsabilidade desta secretaria a dotação orçamentária, acompanhamento e fiscalização da obra). Essas atividades iniciais não foram contempladas nas etapas do serviço licitado (novo asfaltamento) com objetivo de redução de custos.
Após a conclusão dos serviços preliminares de responsabilidade da Secretaria de Infraestrura, a Emconbrás iniciará as etapas licitadas, que são: fornecimento e execução de pavimentação asfáltica com CBUQ – concreto betuminoso usinado a quente; recomposição das novas base e sub-base da via; fornecimento e execução de imprimação com asfalto diluído CM-30 e de pintura de ligação com emulsão asfáltica RR-2C; construção de sarjetas de concreto; recomposição de meios fios e bocas de lobo; fornecimento e instalação de rampas de acessibilidade e sinalização horizontal. Em caso de alguma demanda específica quanto à possíveis problemas nas redes de água ou esgoto, o Saae também dará sua contribuição.
Interdições no trânsito
A Diretoria Municipal de Trânsito ficará responsável pela interdição da via no período de obras. O acesso de motoristas à região da Rodoviária será feito pela Avenida Dona Cota, entrando por baixo da linha férrea, cujo trecho passará a ser de mão dupla (atualmente a mão de direção é única no sentido Centro/bairro). A empresa de transporte coletivo também já foi notificada para alteração dos itinerários. Comerciantes e vizinhos também já estão sendo orientados pela Prefeitura sobre os procedimentos a serem seguidos no decorrer das atividades. A previsão é de que tudo esteja pronto em até 90 dias, dependendo inclusive de condições meteorológicas para cumprimento do cronograma estipulado.