07 NOV 2019
Estudantes de Itaúna recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A Olimpíada contou com a participação de 884.979 mil alunos distribuídos em 9.965 escolas

A 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), contou com a participação de dezessete alunos de 4 instituições, sendo estas, Escola Municipal Dona Dorica, Escola Sesi Dário Gonçalves de Souza, Colégio Cidade de Itaúna - Sistema Losango de Ensino e Colégio Sant’Ana.

Na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, foi realizada no gabinete do prefeito, uma solenidade de homenagem aos alunos premiados na olimpíada. Estudantes e professores, assim como suas respectivas escolas, receberam medalhas e certificados pelo bom desempenho na realização das provas.

“A educação se faz por muitas mãos. Vocês deram o seu melhor em uma prova que, com certeza, não foi fácil. Nosso orgulho de estar aqui hoje, entregando essas medalhas de reconhecimento é muito grande. O Neider tem feito muito pela educação da cidade, sempre investindo mais que o mínimo constitucional, que já é um percentual relativamente alto. Nossos resultados têm sido cada vez mais satisfatórios”, comemora a secretaria Municipal de Educação, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), são realizadas anualmente, em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgãos vinculados ao Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e também com patrocínio da Universidade Paulista (UNIP).

“É um motivo de extremo orgulho para mim, participar de uma cerimônia dessa. Se nós temos alguma oportunidade de fazer uma transformação no nosso País, é por meio da educação. Tudo que eu posso fazer para melhorar cada dia mais nossa educação, eu estou fazendo e com muita satisfação. O desafio que temos, para nossa rede de ensino, é tentar de todas as formas aproximar o setor do ensino público do ensino particular. Quando vejo o resultado de uma olimpíada como essa, a Escola Municipal Dona Dorica sendo representada, meu coração quase pula para fora do peito. É sinal que estamos no caminho correto e fazendo os investimentos certos,” enfatiza o prefeito, Neider Moreira de Faria.

O objetivo da OBA é levar o conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores, envolvendo planetários, clubes de astronomia ou de ciências, astrônomos profissionais e amadores em um mutirão astronômico em prol do ensino e da divulgação da astronomia.