12 FEV 2020
Farmácia Básica garante continuidade de tratamentos e economia para usuários de medicamentos
No ano passado, a média de atendimentos foi de 5.240 pessoas por mês. Total ao longo do ano chegou a quase 63.000 beneficiados

Funcionando em Itaúna há mais de 20 anos, a Farmácia Básica tem por objetivo a dispensação gratuita de medicamentos essenciais, priorizando a economia dos pacientes e continuidade dos tratamentos das doenças mais recorrentes entre a população. Para ter acesso ao serviço é preciso apresentar Identidade, CPF, cartão SUS, procuração (se estiver representando terceiros; exceto quando para pais e filhos) e receita médica dentro dos critérios estabelecidos (receita do SUS; da própria cidade, apresentando medicamentos com a denominação comum brasileira e dentro do prazo de validade).

São três as categorias de medicamentos oferecidos gratuitamente e que seguem uma lista padrão: Medicamentos Básicos (destinados à atenção primária à saúde; para diversos tipos de tratamentos), Medicamentos Especializados ou de “Alto Custo” (doenças raras, de baixa prevalência ou uso crônico prolongado) e Medicamentos Estratégicos (doenças que configuram problema de saúde pública). Dentre os medicamentos básicos distribuídos gratuitamente, a Farmácia Básica disponibiliza tratamento para diversos tipos de doenças, como: diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, alergias, ansiedade, parkinson, etc. Veja a lista padronizada em nosso município (REMUME) (Ps.: Necessário consultar disponibilidade em estoque).

Muito em breve a população poderá contar também com o PROGRAMA FARMÁCIA SOLIDÁRIA, um projeto que já está em fase de estruturação e tem por objetivo favorecer a população de baixa renda, por meio da organização e distribuição gratuita de remédios provenientes de doações da comunidade e instituições da sociedade civil. Os medicamentos que serão dispensados serão obtidos a partir de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos. Eles passarão por triagem e, se aprovados, serão disponibilizados aos interessados (liberação mediante disponibilidade no estoque). Para receber os medicamentos gratuitamente, através do Farmácia Solidária, o paciente precisará apresentar a receita médica, documento e cartão do SUS.

É importante observar que há dias de maior movimento, e que pode haver fila de espera, porém, em outros, os atendimentos podem ser mais rápidos. Geralmente, os dias de pagamento de salários e benefícios (primeira quinzena do mês) são de grande fluxo de pessoas. Às segundas e sextas-feiras, ou dias que antecedem e sucedem feriados, também registram bastante procura. Os interessados deverão procurar a unidade, na Avenida Getúlio Vargas, 723 – Centro (próximo à Câmara Municipal). O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h (as senhas de atendimentos são distribuídas até as 15:30h).