12 MAI 2020
Tecnologia auxilia pacientes e profissionais de saúde durante pandemia da Covid-19

Diversas iniciativas digitais têm sido disponibilizadas como estratégias para o enfrentamento do Covid-19.  O Ministério da Saúde tem investido em soluções de telemedicina e telessaúde, como o TeleSUS. Desde março, já estão disponíveis o atendimento pré-clínico por telefone, chat on-line e WhatsApp para a população, serviço de acompanhamento e monitoramento remoto dos casos suspeitos de COVID-19 e ainda suporte para os profissionais de saúde tirarem dúvidas.
 O TeleSUS é uma estratégia de serviço de atendimento pré-clínico de saúde, que visa amplo esclarecimento da população sobre a doença e quando procurar atendimento presencial. O serviço tem o papel de favorecer o isolamento domiciliar da população potencialmente contaminada ou do grupo de risco (que não possua sinais de gravidade) e de evitar ao máximo o esgotamento dos serviços presenciais de saúde.

Para ajudar a população a identificar os sintomas do coronavírus e evitar o deslocamento, sem necessidade, a uma Unidade Básica de Saúde, o Ministério da Saúde lançou canais de atendimento para tirar suas dúvidas e informar sobre o que fazer em caso de sinais da doença:

– aplicativo Coronavírus: Primeiro, você precisa baixar o aplicativo para o seu celular. Nele, além de receber orientações sobre como se prevenir do coronavírus, você também reponde um questionário simples sobre a sua condição de saúde. De acordo com as suas respostas, aplicativo indica o melhor a fazer. Clique  https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR  se o sistema operacional do seu celular for Android, ou clique   https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382  se ele for iOS.

– chat online: O chat online deve ser acessado pelo site coronavirus.saude.gov.br. Lá você inicia a conversa e digita todos os seus sintomas. Dessa forma, fica sabendo se deve ficar em isolamento domiciliar, se deve procurar um posto de saúde ou serviço de emergência.

– 136: Se, em vez de ler, você preferir ouvir as orientações, basta pegar o celular ou telefone fixo e ligar gratuitamente para o número 136. Você será guiado, por meio de um menu em mensagem de voz, para as possibilidades existentes, de acordo com as suas dúvidas ou necessidades.

– Whatsapp: Está no ar também um canal exclusivo no WhatsApp para falar com a população! Mande um oi no WHATSAPP WEB para ou no número: (61) 9938 – 0031.

Após ser orientado a realizar isolamento domiciliar, o cidadão será acompanhado pelo telefone em relação ao seu estado de saúde. Se apresentar piora, a pessoa será orientada a procurar atendimento presencial no local certo. A pessoa será acompanhada mesmo enquanto estiver internada e após a alta hospitalar. Os cidadãos poderão ainda receber uma ligação do número 136, mesmo que não tenham acessado nenhum dos canais de atendimento.

Suporte para profissionais de saúde

O Ministério da Saúde tem disponibilizado materiais orientativos em diversos formatos voltados para os profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos à população.
– central de dúvidas: Médicos e enfermeiros que trabalham em Unidade Básica de Saúde podem ligar para o número 0800 644 6543 para tirar dúvidas sobre protocolo clínico, encaminhamento de paciente, dentre outras questões.