02 JUN 2020
Novos semáforos passarão a funcionar com luz amarela intermitente a partir do próximo sábado, 6
Medida visa garantir segurança de motoristas em horários que não apresentam movimento

A partir do próximo sábado, 6 de junho, os semáforos instalados na praça Doutor Augusto Gonçalves, passarão a funcionar em modo de alerta a partir das 15 horas até as 6 horas de segunda-feira. Durante a semana, de segunda a sexta-feira de 20 às 6 horas do dia seguinte. A medida vale também para feriados. Importante reforçar que o semáforo intermitente para o pedestre é vermelho, e para o condutor do veículo é amarelo.

A decisão trará mais segurança para os motoristas, tanto no aspecto do trânsito, evitando colisões, quanto no que diz respeito à segurança pessoal. A modificação, realizada pela Secretaria Municipal de Regulação Urbana, por meio de sua Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte, tem o objetivo de permitir que o trânsito flua com normalidade nos horários de menor movimento de veículos e pedestres nas ruas.

A gerente superior de mobilidade urbana, Cíntia Valadares, ressalta que os motoristas precisam manter a prudência nos horários em que os semáforos estiverem operando de forma parcial. "É importante frisar que sinal amarelo intermitente não é como o sinal verde, ou seja, é necessário ter atenção e cuidado ao seguir".

Como se comportar no trânsito

A gerente de mobilidade urbana alerta, que, para aqueles motoristas que não souberem como agir quando se depararem com semáforo intermitente, a preferência é do veículo que está trafegando a direita do condutor.

Além disso, ela informa que é importante que o motorista reduza a velocidade no momento em que passar por um sinal intermitente.