21 JUL 2020
Aplicativo facilita e agiliza o acionamento do SAMU.
O App 192 Fácil utiliza informações básicas cadastradas pelo usuário, facilitando o socorro de pacientes.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) informa que a população ganha mais um canal para solicitar atendimento do SAMU.

Um aplicativo chamado “192 Fácil” já pode ser baixado gratuitamente no App Store ou no Google Play e torna muito mais rápido e prático chamar o SAMU. Isso porque ao baixá-lo, o usuário cadastra o nome, a data de nascimento, telefones e locais favoritos (como casa e trabalho). Com isso, caso precise ou outra pessoa que esteja próximo necessite de socorro, basta acionar o aplicativo e ligar por ele para o 192 que todas as informações cadastradas já serão carregadas na tela da central de regulação que realiza o atendimento. Inclusive é possível enviar a sua localização, via GPS, para o atendente, além de discriminar o motivo da ligação.

O aplicativo já está integrado com as centrais de regulação que atendem mais de 600 municípios mineiros, incluindo todos os Consórcios Regionais do Estado de Minas Gerais, onde o sistema de regulação médica e comunicação entre a central e as ambulâncias é feita via vSkySamu. Com isso ao ligar pelo aplicativo para o 192, a ferramenta já direciona a ligação para a central da região onde o usuário está e caso o app seja usado em regiões que não usam o sistema de regulação vSkySamu, a ligação é direcionada para a central geral do 192.

“Facilitando a identificação e localização do solicitante, ganharemos mais agilidade no atendimento. O tempo de resposta é fundamental para um atendimento de emergência e pode fazer a diferença entre a vida e morte do cidadão!”, destaca José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG Oeste.