23 JUL 2020
Itaúna conquista nota acima da média do Estado nos resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE)
O Simave tem como objetivo à melhoria da qualidade do ensino, fornecendo às escolas subsídios para o redirecionamento de seus projetos pedagógicos, visando mais eficácia em suas ações.

Em 2019, o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) realizou a aplicação dos testes do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) nos dias 12 e 13 de novembro. Foram avaliados cerca de 770 mil crianças e jovens, da rede estadual e redes municipais de Minas Gerais. Os estudantes foram avaliados nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
O Simave é realizado pelo Governo Estadual e, por meio dessa avaliação, a Secretaria de Estado de Educação consegue identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que objetivam a melhoria da educação pública.
A partir da divulgação dos resultados desta avaliação, as escolas da rede estadual e municipal de Minas Gerais têm à disposição um importante diagnóstico, baseado em evidências sobre o desempenho dos estudantes mineiros.
Por meio do PROALFA, foram avaliados os estudantes concluintes do 2º ano do ensino fundamental. Já no PROEB, foram avaliadas as etapas de terminalidade do Ensino Fundamental - 5º e 9º anos e do Ensino Médio - 3º ano.
Na rede municipal de Itaúna, foram avaliados os estudantes de treze escolas do Ensino Fundamental anos iniciais no PROALFA e os estudantes de quinze escolas do Ensino Fundamental anos iniciais e finais no PROEB.
Por meio dos esforços que o município vem empreendendo em busca de uma educação pública de qualidade, apresentamos a elevação dos resultados do PROALFA e PROEB 2019.