01 DEZ 2020
Nova avaliação do TCE/MG mostra site municipal com 100% de aprovação
Mais de 30 quesitos são levados em consideração. Objetivo de avaliação é garantir acessibilidade dos cidadãos à páginas de órgãos de governo

Com objetivo de aprimorar e garantir maior acessibilidade de cidadãos em páginas, sites e portais de órgãos de governo, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais está utilizando da ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítes) para as devidas avaliações, simulações e correções. Este instrumento avaliativo, de domínio federal, tem como objetivo auxilar a construção de plataformas que sejam acessíveis a qualquer pessoa, independente do seu grau de deficiência e dispositivo de navegação. Após nova avaliação (a anterior havia sido feita em novembro), a página oficial do Município, www.itauna.mg.gov.br, recebeu 100% de aprovação, o que coloca Itaúna num seleto grupo de cidades com notas neste patamar.

De acordo com Cláudio Silva Machado, Gerente Geral de Tecnologia da Informação, “nosso site teve três apontamentos para correções na primeira vez que fomos avaliados, relacionados à links de parceiros, os quais foram acionados para que fizessem as devidas correções. Feito isto, e após nova avaliação, atingimos os 100% de aprovação. Temos esta responsabilidade em oferecer condições de acesso a todas as pessoas que acessam nossa página e vamos aprimorá-la cada vez mais, facilitando sempre a comunicação entre o cidadão e o Executivo. De acordo com nosso levantamento, estamos entre as melhores notas apuradas até o momento com o uso desta ferramenta de análise. Acredito que o TCE esteja fazendo um ranqueamento de todos os sites governamentais para posterior publicação”, explica.

O ASES consiste em um sistema computacional avaliador de acessibilidade. que extrai o código HTML (url, arquivo ou código fonte) de uma página web e faz a análise do seu conteúdo, fundamentando-se em um conjunto de diretrizes de acessibilidade (são mais de 30 itens analisados, seguindo o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG). São ainda objetivos deste mesmo software proporcionar que os cidadãos avaliem e pontuem a acessibilidade de páginas web de forma fácil e ágil, ajudar na melhoria do cenário de acessibilidade em páginas de governo e facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais à estes mesmos endereços eletrônicos.