23 DEZ 2020
Itaúna é a 35ª colocada entre 412 cidades pontuadas no ICMS Esportivo
Recursos permitem mais incentivo aos atletas e apoio às competições em várias modalidades

Divulgado na segunda-feira, 21 de dezembro, pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – o Relatório final dos Dados dos Índices Definitivos do ICMS Esportivo veio com boa notícia para Itaúna. O Município ocupa a 35ª posição do ranking entre os 412 avaliados. A pontuação servirá de base para a distribuição, em 2021, pelo Executivo estadual, de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços entre as prefeituras habilitadas a receberem os recursos, destinados, principalmente às políticas públicas no setor.

Para chegar à classificação final, a equipe técnica da Sedese analisou as informações e o conjunto de documentos comprobatórios básicos e complementares dos programas e projetos cadastrados no Sistema do ICMS Esportivo até 30 de março. O município ficou com pontuação de 3249, referente ao ano-base 2019.

Com a meta de fazer a cidade ficar entre os 50 primeiros colocados, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer relacionou e inscreveu um grande número de iniciativas, mais de 90, desenvolvidas pela Prefeitura, entre as quais, os campeonatos de diferentes modalidades e jogos escolares, além do incentivo concedido aos atletas itaunenses para participação em disputas na região, em outros estados do Brasil e até no exterior.

Para o gestor da pasta, Nelson Eustáquio Júnior, o resultado foi bastante expressivo. “Esperávamos uma boa pontuação, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos durante o período. Conseguimos um avanço significativo, pois relacionamos e cadastramos um grande número de programas possível. Estamos e continuaremos trabalhando para garantir indicadores cada vez melhores”, comemorou.