08 JAN 2021
Mamógrafo já está em Itaúna e deve iniciar exames na segunda quinzena de janeiro
Equipamento foi adquirido por meio de verba conseguida pela hoje Vice-Prefeita Gláucia Santiago, somado à contrapartida do município, totalizando quase R$ 1 milhão em investimentos

Mulheres de Itaúna começam o ano com bons motivos para comemorar. O mamógrafo do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado já chegou e aguarda apenas a realização de testes na próxima semana para início efetivo de funcionamento (previsão para segunda quinzena de janeiro). O equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar conseguida pela hoje Vice-Prefeita, Gláucia Santiago (enquanto vereadora na última legislatura), juntamente ao Deputado Federal Lafayette de Andrada, no valor de R$ 400.000,00, que somada á contrapartida do município, de R$ 599.990,00, totalizará quase R$ 1 milhão em investimentos.

Gláucia Santiago, Vice-prefeita, lembra que “Itaúna já teve um aparelho semelhante no passado, mas que estragou e ficou obsoleto por volta de 2003. Desde então, mulheres tinham que se deslocar para outras cidades para realização de exames via SUS, sendo os mais recentes em Betim por meio do CISMEP ou quando da presença de caminhões para mutirão na cidade. A mamografia é o principal exame para rastreamento de câncer de mama, sendo indicada para mulheres de 50 a 69 anos, porém as de 40 com histórico familiar da doença, nódulo palpável, anormalidades notadas no autoexame ou exame clínico já devem realizá-la”, finaliza.

Para o Prefeito Neider Moreira, “trata-se de um equipamento de última geração, totalmente digital, que juntamente com o raio-X digital, novos aparelhos de ultrassom e densitometria óssea que adquirimos recentemente, comporão nosso Centro de Imagem do CEMO Dr. Ovídio Nogueira. Considerando o número de mulheres que se deslocam semanalmente para Betim, acreditamos que realizaremos estes mesmos 200 a 250 atendimentos mensais por aqui mesmo. Nosso tempo de espera pelo exame diminuiu bastante nos últimos tempos e queremos melhorar ainda mais. As marcações de mamografia são realizadas via unidades de saúde, que agendam junto ao Setor de Regulação da SMS, e depois retornam às pacientes informando datas e horários dos procedimentos”, explica.