30 MAR 2021
Itaúna registra a triste marca de 100 óbitos de pacientes com testagem positiva do novo Coronavírus
Mesmo com todos os esforços do governo municipal, ajuda da população ainda é preponderante para que pandemia de Coronavírus seja controlada na cidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu oficialmente em 11 de março de 2020 a pandemia (termo associado ao momento em que uma doença se espalha por diversos continentes e com transmissão comprovada entre pessoas) mundial do novo Coronavírus. Os casos extrapolaram os limites de Wuhan (China), epicentro da doença, espalhando-se ao redor do mundo em poucas semanas. Nenhum país à época estava preparado para lidar com algo tão desconhecido e assustador. O primeiro caso confirmado e a primeira morte por Covid-19 no Brasil foram em fevereiro e março de 2020, respectivamente.
Com relação à Itaúna, o primeiro caso da Covid-19 foi confirmado em 14/04/20 e tratava-se de paciente hospitalizado e que tinha apresentado início dos sintomas cinco dias antes da internação. A primeira morte com testagem positiva para Covid-19 aconteceu em 04/07/20 e tratava-se de paciente do sexo masculino e com 68 anos de idade. Até a manhã desta terça-feira, 30/03/21, a cidade contabiliza 6.673 casos positivos da doença e alcançou a triste marca de 100 óbitos de pacientes com testagem positiva para o Coronavírus. Desde o início da pandemia, medidas foram tomadas pela Prefeitura no intuito de combater a pandemia, destacando-se:

- Implantação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao COVID-19;

- Capacitação dos profissionais da Rede de Saúde;

- Adequação dos atendimentos ao público com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas;

- Intensificação das fiscalizações, inclusive com apoio da Polícia Militar, visando o atendimento às normas sanitárias e às medidas de combate à proliferação da doença;

- Educação em Saúde nas mídias sociais com o objetivo de conscientização da população quanto aos sintomas e riscos da doença e as formas de evitá-la.

Itaúna recebe desde o ano passado recursos estadual e federal para aquisição de insumos usados no atendimento à pacientes infectados. Quanto ao Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira, a Prefeitura realizou repasses financeiros próprios e vinculados (Estado e União) para manutenção das atividades de socorro aos acometidos pela COVID-19 e também doou EPI's aos profissionais envolvidos no enfrentamento da pandemia. Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 23 unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) e atendimentos no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) Dr. Ovídio Nogueira, sendo toda a equipe devidamente capacitada para atendimento dos pacientes com suspeita / confirmação do novo Coronavírus.
O crescimento nos números de notificações, casos positivos e mortes ocorreu em âmbito nacional e até mundial. A diminuição deste quadro depende exclusivamente da consciência e empatia das pessoas em continuar com todas as medidas sanitárias e de segurança, como uso obrigatório de máscara, higienização sobretudo das mãos com álcool gel, distanciamento e isolamento social. A vacinação no país ocorre conforme cronograma e critérios definidos pelos Governo Federal e Estadual. Em Itaúna, dados do último vacinômetro (26/03/21) mostram que 4391 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 2003 já tomaram as duas doses da imunização. Nesta semana, o público contemplado são idosos maiores de 77 anos.