09 JUN 2021
Terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa hoje
Nova fase contemplará mais seis novos grupos prioritários. Quem não recebeu nas etapas anteriores ainda poderá se imunizar

Começa nesta quarta-feira, 09/06, a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Os grupos prioritários desta fase serão pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. As unidades de saúde continuam sendo o ponto de referência para esta imunização, cujos espaços foram organizados em caráter preventivo à contaminação pelo novo Coronavírus.

É necessária a apresentação de identificação pessoal, comprovante de endereço e comprovação vinculativa com o grupo a ser beneficiado. Pessoas vacinadas em outras etapas, como gestantes, puérperas, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores ou idosos, poderão continuar sendo imunizados caso tenham interesse e disponibilidade de receber a dose. A Secretaria Municipal de Saúde segue rigorosamente o calendário e diretrizes estipuladas pelo Ministério da Saúde. Fica ressaltada a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social e cumprimento das medidas sanitárias e de prevenção à Covid-19 durante aplicação das vacinas.

Caso a pessoa tiver recebido recentemente a vacina contra a Covid-19, deverá aguardar intervalo mínimo de 14 dias para o recebimento da dose contra a Influenza. As pessoas que testaram positivo para o novo Coronavírus deverão esperar 28 dias (para receber a dose contra a Influenza). A imunização contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população. Estudos comprovaram que a vacina contra a Influenza não tem eficácia contra a Covid-19, porém, protege contra três tipos de vírus da gripe. As doses são enviadas de forma escalonada pelo MS para todo o Brasil.