11 JUN 2021
Retorno às aulas em Itaúna obedecerá rígidos protocolos de combate à Covid-19
Secretarias de Educação e de Saúde, com apoio de outros setores da Prefeitura, trabalharão juntas para garantir segurança aos alunos e profissionais

O possível retorno de volta às aulas em Minas Gerais está mobilizando secretarias municipais de Educação e de Saúde, além de outros setores dos governos municipais e chefes do Executivo. Em Itaúna os preparativos iniciaram-se no final de abril, com a publicação do Protocolo de Retomada às Aulas no Município, editado pela Prefeitura (Jornal Oficial edição 1839). Ficou determinado a implementação do ensino híbrido, com atividades presenciais e remotas, contemplando inicialmente escolas de educação básica, aguardando posicionamento oficial e definitivo do Governo do Estado.

A partir do conhecimento da necessidade de adoção de medidas preventivas em relação à Covid-19, as escolas particulares foram orientadas a elaborar plano individual com medidas sanitárias, protocolá-los junto à Vigilância Sanitária, que após análise e vistoria in-loco, emite parecer para ratificação da SMS e do Chefe do Executivo para autorização definitiva de funcionamento. As adequações visam garantir a segurança para professores, funcionários, alunos e familiares, evitando contágio e propagação do novo Coronavírus, respeitando assim os critérios sanitários voltados à realidade local.

O possível retorno das atividades presenciais acontecerá quando o município estiver definido pelo Estado na Onda Amarela do Programa Minas Consciente e de forma gradual, observando sempre todos os protocolos definidos pela órgãos de estaduais e federais de saúde e educação. Caso se confirme a volta ás aulas para a rede municipal, a Prefeitura de Itaúna, por meio da SEMED, já adquiriu totens com dispenser para álcool, termômetros digitais, máscaras descartáveis, dispensers para papel toalha e sabonete/álcool, álcool em gel, álcool líquido, além de vários outros itens de higiene e equipamentos de proteção individual e coletiva, resguardando assim condições dignas para toda comunidade escolar.

No que diz respeito ao ensino híbrido, esclarece-se que, conforme o protocolo publicado, os alunos retornarão às aulas presenciais de forma escalonada, alternadamente, com alguns alunos tendo aulas presenciais nas instituições de ensino enquanto outra parte continuará recebendo materiais, vídeos, bem como prosseguirão nas interações com os professores de forma remota. A liberação das escolas para funcionamento se dará após constatação do cumprimento das medidas preventivas, além da posse de alvará sanitário válido e a consequente permissão de fiscalização pelos agentes sanitários municipais.