25 AGO 2021
Prefeitura lança “Programa Valores” na próxima sexta-feira, 27 de agosto
O programa tem como Objetivo buscar por políticas públicas para empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia

Em homenagem ao mês que se comemora 15 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, a Prefeitura de Itaúna lança o “Programa Valores”. Um programa que não visa apenas a valorização feminina, mas que todos tenham direitos e perspectivas iguais. O lançamento ocorrerá na sexta-feira, 27 de agosto às 8h30 na sede da Prefeitura e será transmitido ao vivo no instagram oficial.

Durante o isolamento social o índice de mulheres que foram vítimas de violência cresceu muito, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil.

A campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” criada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em junho de 2020, tem uma excelente iniciativa e visa dar chance a essas mulheres de pedir ajuda. No entanto, o objetivo desse projeto é dar oportunidades às mulheres antes de chegar a esse ponto.

Para entender melhor quais são as políticas públicas que precisam ser traçadas é necessário entender a realidade vivenciada por mulheres de diferentes grupos sociais, etnias, raças, religião, de diferentes pontos da cidade, com experiências distintas em seus ambientes de trabalho, no lar, e em seus relacionamentos.

Pensando nisso todo mês a prefeitura realizará uma reunião com um grupo de 30 mulheres, a cada mês um novo grupo de mulheres será convidado a participar. Para se inscrever basta acessar o site oficial da prefeitura pelo link www.itauna.mg.gov.br e preencher os dados necessários, aguardando a ligação para participar. A primeira reunião será realizada no auditório localizado no 1º andar da Prefeitura de Itaúna, no dia 27 de setembro às 18 horas com duração de 1 hora.

As reuniões terão como objetivo discutir a realidade em que essas mulheres estão inseridas, conhecer outras mulheres que precisem de ajuda, que servem de exemplo, motivação e empoderamento. Experimentar e compartilhar políticas públicas exitosas para um trabalho de formação sendo multiplicadores dos conhecimentos repassados e aprendidos nos encontros. Na oportunidade, será apresentado todos os serviços que são ofertados em nosso município e nas demais instituições de apoio.

Formulários Vinculados
Programa Valores