22 DEZ 2021
Itaúna é destaque em plataforma federal de pregões eletrônicos
Foram 450 pregões nos últimos 12 meses; Município ficou atrás apenas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro conforme site oficial do Governo Federal

Participando juntamente com outros 3100 municípios brasileiros que integram a plataforma de pregões eletrônicos “comprasnet.gov.br”, do Governo Federal, Itaúna foi a terceira cidade no ranking nacional que mais utilizou o dispositivo para realização de compras governamentais nos últimos 12 meses. O município ficou atrás apenas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro conforme site oficial da própria plataforma. O Decreto Federal 10.024/2019 estabelece que toda verba federal só pode ser utilizada para as referidas finalidades por meio da modalidade Pregão Eletrônico, salvo para obras complexas. A utilização desta opção de compra é recomendada pelos Tribunais de Contas dos Estados e da União, ratificando principalmente a transparência dos atos públicos dos governantes.

De acordo com o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “o resultado não poderia ser mais significativo e mostra compromisso da nossa gestão com a transparência, cumprindo todos os princípios da Administração Pública, aplicando da melhor maneira possível os recursos que chegam à nossa cidade. Fizemos a opção de utilizar esta plataforma que é do próprio Governo Federal, sem nenhum custo para os cofres públicos, tendo todos os órgãos de governo interligados neste mesmo espaço. A todo momento precisamos prestar contas, seja para órgãos estaduais ou federais, além da fiscalização da Câmara de Vereadores e publicação dos dados no Portal da Transparência. Agradeço a todos os servidores municipais, especialmente ao setor de licitação pelo trabalho realizado”, comenta.