06 JAN 2022
Janeiro Dourado: atividade física e desportiva monitorada
Campanha lembra que exercício regular é fundamental para a saúde e reporta necessidade de acompanhamento profissional

Corpo e mente saudáveis e em equilíbrio são, com certeza, metas de virada de ano da maioria das pessoas. Iniciar uma atividade física como muitos se propõe a fazer vai além do simples desejo de começar a referida prática. É necessário, antes de tudo, avaliação médica pré-participativa e o contínuo acompanhamento de profissionais da área para que o objetivo traçado seja de fato alcançado. Demonstrar a importância desta avaliação preliminar é o principal objetivo da campanha Janeiro Dourado.

É de suma importância o conhecimento prévio da condição clínica da pessoa que deseja praticar uma atividade física ou modalidade esportiva, devendo a reavaliação da mesma ser adotada conforme prescrição. Particularidades como gênero e idade também são levados em conta, dentre outros critérios. Os treinos ajudam a evitar, por exemplo, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporoses, lesões e até a depressão, dentre outras, além do controle de peso.

Tais práticas são indispensáveis a pessoas de todas as idades e de qualquer condição social. Fatores como alimentação saudável, hidratação correta, sono regular, cuidados com a saúde mental, evitar vícios, destinar-se a momentos de lazer, dentre outros bons hábitos, complementam o êxito de qualquer atividade.

O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, endossa a abordagem do Janeiro Dourado, destacando que “segundo estudos recentes, a obesidade atinge hoje cerca de 22% dos brasileiros atualmente. Dados recentes do IBGE revelaram que cerca de 47% da população é sedentária, principalmente os jovens, com 84% dentre este público. Informação ratificada pela OMS, colocando o país como o mais sedentário da América Latina e na quinta posição no ranking mundial. Por isso a necessidade de incentivar as pessoas às atividades físicas e desportivas, sempre acompanhadas por profissionais da área da saúde”, finaliza