09 MAI 2022
Vacinação contra Sarampo e Influenza está abaixo do esperado
Campanha já está em nova fase e população precisa se orientar e participar. Meta de imunização é de 90% para ambas doenças

De acordo com atualização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira, 06/05, os números da vacinação contra Sarampo e Influenza estão bem abaixo do estipulado pelo Ministério da Saúde. Os dados revelaram a imunização de apenas 23,84% do público-alvo para Sarampo e 35,17% para Influenza, num cenário em que a meta mínima definida pelo próprio MS é de 90% em ambos casos. Os números seguem a mesma tendência de Minas Gerais, que registrou até o momento 30,47% de vacinados contra Sarampo e 25,85% contra Influenza.

O levantamento da SMS mostrou a imunização de 932 trabalhadores de saúde e 734 crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra Sarampo. Já em relação a Influenza, foram 8.540 correspondentes aos grupos contemplados. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, “os números precisam melhorar muito e somente com a compreensão e participação popular é que vamos alcançar a meta, mas principalmente, deixar nossa cidade livre destas doenças. Portanto, procure a unidade mais próxima para se informar sobre a nova fase da campanha e aproveite para tomar a sua dose se for o caso”, orienta.

Vale relembrar que a 1ª etapa da campanha nacional, realizada entre 04/04 e 30/04, contemplou idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a 2ª etapa, que vai de 02/05 a 03/06, abrangerá crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.