11 MAI 2022
Aquisição de terrenos para novo Distrito Industrial é aprovada pelos vereadores
Terrenos com 117 hectares e vários benefícios abrigará pequenas, grandes e médias empresas, impactando economia da cidade

Com três abstenções e 13 votos a favor, a Câmara de Vereadores de Itaúna aprovou na reunião ordinária de terça-feira, 10/05, o projeto de lei que permite a Prefeitura de Itaúna a adquirir dois terrenos para fins de instalação do novo Distrito Industrial da cidade. Os dois terrenos, com extensão total de cerca de 117 hectares, está situado na região conhecida como Três Barras, próximo ao Aterro Sanitário, a 3,8 km da MG 050, uma das principais rodovias do Estado e do Brasil. O valor estimado para compra é da ordem de R$ 6.200.000,00 (seis milhões e duzentos mil reais).

A escolha pela região se deu por alguns benefícios, como a existência de rede de transmissão da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), proximidade com a linha férrea (facilidade para implantação de modal), a maior parte do terreno ser plana, dentre outros. A Prefeitura de Itaúna fará a estruturação da área e posteriormente liberar para concessões. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico já trabalha um plano com cerca de 500 lotes para empresas de menor porte, que serão oferecidos pela modalidade de chamamento público.

Para o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “sem dúvidas nenhuma, um ganho extraordinário para toda população. Há cerca de um ano vendemos alguns imóveis do Município com vistas à aquisição deste espaço. Temos dificuldade com empresas que desejam se instalar na cidade mas não tem terreno adequado. O novo Distrito Industrial vai gerar mais empregos e renda, arrecadação de impostos e, consequentemente, investimentos na cidade. A proximidade com dois aeródromos, a instalação de um futuro modal rodoferroviário, além da logística extraordinária, com certeza atrairão muitos investimentos. Agradeço aos vereadores que entenderam nosso propósito e votaram a favor deste projeto”, finaliza.