12 MAI 2022
Realização dos testes de Leishmaniose terá nova dinâmica em Itaúna.
Prioridade serão animais que apresentarem no mínimo 3 sintomas da doença, animais de rua e animais que serão castrados no programa de controle populacional de cães e gatos do município.

Na tarde de segunda-feira, 09/05, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita da Referência Técnica do Programa de Controle de Vigilância da Leishmaniose Visceral Canina, Gilmar Santos. O profissional pontuou como será realizado a logística para a realização dos testes rápido da doença em Itaúna. É preciso ressaltar que o procedimento é uma ferramenta utilizada para realizar a vigilância e controle dos casos no município. A Leishmaniose é uma doença considerada uma zoonose, ou seja, que pode ser transmitida aos seres humanos.

Itaúna, assim como outras cidades da região, não recebia os testes rápidos (DPP) há cerca de seis meses. A partir de agora, serão testados animais com sintomas característicos, animais de rua e animais que serão castrados no programa de controle populacional de cães e gatos do município.

Gilmar Santos destacou que “Itaúna está classificada como um município com incidência esporádica da doença (baixa transmissão humana). Acreditamos que o índice de Leishmaniose aqui está no parâmetro aceitável, que é de até 2%, por isso não ha necessidade de liberar kits para livre demanda. Alinhamos com a Secretaria de Saúde e será realizado a partir de agora um inquérito amostral por bairro, para sabermos a situação parasitária dos cães por regiões da cidade. Animais com resultado positivo para a doença farão o teste sorológico ELISA para confirmação dos casos”, pondera.

De acordo com a campanha de vacinação antirrábica realizada em 2021, Itaúna possui aproximadamente 18.000 cães (incluindo zonas urbana e rural). O município receberá do Governo do Estado 2.500 testes rápidos neste ano, por isso não há possibilidade de fazer teste em cães assintomáticos. A SMS conta com a compreensão da comunidade para a nova dinâmica de utilização do material. O setor de Zoonoses está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. O endereço é Avenida Manoel da Custódia, 1.111, bairro São Geraldo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone para mais informações é o 3242-9606.