12 AGO 2022
Desassoreamento é muito mais que apenas retirar a sujeira
Entenda cada fase da limpeza do rio e porque elas são de extrema importância

A Prefeitura de Itaúna, por meio de suas secretarias de Infraestrutura e Serviços e Regulação Urbana, vem realizando o trabalho de revitalização do Rio São João. O trabalho consiste em aprofundar a calha do rio, retirada de bancos de areia e resíduos sólidos diversos (desassoreamento), limpeza do leito e das margens.

O desassoreamento de rios é a limpeza do local, retirando da água toda a sujeira encontrada, resíduos e indivíduos arbóreos e arbustivos encontrados nas margens. Com isso, é possível devolver ao reservatório a capacidade natural de armazenamento de água do corpo hídrico, bem como sua vazão correta, sem que haja o risco de transbordamento.

Essa ação visa minimizar os impactos do período das chuvas, contudo, importante ressaltar que naturalmente temos uma alteração da paisagem e momentaneamente mudança no aspecto visual do rio, haja vista a movimentação deste material decantado. Importante salientar que o trabalho está sendo acompanhado de perto pelos órgãos competentes e com todos os atos autorizativos necessários para está finalidade.

O processo consiste em quatro fases: desobstruir, realizar a limpeza e transporte, replantio e hidrossemeadura e a manutenção:

Fase I: Desobstrução da parte vegetal sobre o leito e retirada das árvores em excesso na margem do rio

Com o volume intenso de chuvas, o rio São João sofreu com processos erosivos em suas margens. Mediante essa grande necessidade de limpeza no rio, foi feita a supressão de grande parte dos indivíduos arbóreos dos taludes, já que para realizar o desassoreamento, as máquinas precisavam de livre acesso ao local. Devido ao excesso de árvores dentro do leito do rio, foi realizada a desobstrução do mesmo para melhorar a sua vazão e consequentemente diminui a ocorrência de transbordamento.

Fase II: Limpeza, transporte e reaproveitamento das árvores

Os troncos das árvores retiradas, estão sendo trabalhados em mobiliários para os parques da cidade e telhados para atender as demandas da população. Toda a madeira que não foi reaproveitada foi devidamente descartada em local apropriado e, considerando se tratar de matéria orgânica, não há impeditivos para que este material seja incorporado ao solo.

Fase III: Replantio e Hidrossemeadura

Após a total desobstrução do rio, haverá o replantio dos indivíduos arbóreos e arbustivos com um melhor dimensionamento e escolha de espécies adequadas para a localização, por meio da hidrossemeadura e aplicação de biomanta, processo licitatório em valor aproximado de R$210.000,00.

O processo consiste no ato de utilizar água composta por fertilizantes, sementes, adesivos e matéria orgânica, que será aplicada no talude para fins de cobertura do solo exposto e consequentemente evitar processos erosivos. No final do processo, as encostas terão seus taludes estabilizados e as árvores remanescentes com menos risco de tombamento.

Fase IV: Manutenção

De 30 a 45 dias após a germinação das plântulas, a empresa vencedora avaliará a necessidade de adubação de cobertura do terreno semeado, para suprir possíveis deficiências nutricionais do solo e garantir a cobertura vegetal.

O ponto chave de tudo está na conscientização da população. É importante que todos saibam sobre os prejuízos sofridos pelo meio ambiente devido a ação humana acentuada nos centros urbanos e que todo o trabalho desenvolvido é pelo bem de todos.