22 SET 2022
Reunião de atualização do PAE e do PLACOM em Itaúna
Além de atualização dos documentos e integração entre as partes envolvidas, objetivo foi realizar ações informativas para a população sobre a segurança das barragens

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Defesa Civil, participou na manhã de terça-feira, 20/09, de uma reunião sobre as ações conjuntas entre Companhias Itaunense, Santanense, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para atualizarem o PAE - Plano de Ação de Emergência, obrigatório para as barragens e o PLACOM - Plano de Contingência Municipal. O objetivo desta reunião, além de atualização dos documentos e integração entre as partes envolvidas, é realizar ações informativas para a população sobre a segurança das barragens. Importante destacar para a população que casos de alagamento na cidade acontecem independentemente das barragens e suas áreas de influência.

O PAE - Plano de Ação de Emergência apenas é iniciado quando as barragens deixam a situação de normalidade. As chuvas intensas, por si só, mesmo que causem enchentes e/ou alagamento ao longo da cidade, não interferem na segurança das barragens. Todos os anos as barragens passam por inspeção externa, realizadas por empresas de auditoria terceirizadas, que atestam a segurança dos empreendimentos. A última inspeção ocorreu ao final do ano de 2021 e a próxima está programada para novembro deste ano.

Ainda em 2022, no mês de Maio, as Barragens do Benfica e Dr. Augusto passaram por uma fiscalização rotineira do órgão federal ANEEL, que ratificou a situação de normalidade dos empreendimentos, tais como destacados nas auditorias realizadas pelas empresas terceirizadas. A existência do PAE e do PLANCON é decorrente de legislação federal. Independentemente da situação de segurança das barragens, os planos devem existir. E o objetivo da Defesa Civil é sempre buscar a segurança da população, em constante integração com os empreendedores.