29 SET 2022
Literatura Acessível chega a Itaúna com patrocínio da Mineração Usiminas
Iniciativa passou por quatro escolas municipais com o espetáculo “Incluídos & Misturados” e doação de livros multiformato

Quatro instituições da rede municipal de ensino foram agraciadas com o projeto Literatura Acessível, apresentado e patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa tem como objetivo a inclusão e democratização do acesso à leitura e literatura para pessoas com deficiência ou necessidades específicas no ato de ler – disléxicos, pessoas cegas ou com baixa visão, surdos e autistas.

Professores e alunos das escolas municipais Augusto Gonçalves, Dr. Lincoln Nogueira Machado, Souza Moreira e João Luiz de Souza assistiram à peça “Incluídos & Misturados”, que tem roteiro inspirado nas obras literárias do projeto, todas com histórias protagonizadas por personagens com deficiência. As atividades, que têm foco na diversidade, contam com intérprete de Libras.

Cada unidade de ensino recebeu também, gratuitamente, coletâneas com livros que reúnem braille, pictogramas e versão em Libras e audiodescrição.

Para o secretário municipal de Educação, Weslei Lopes, “parcerias como estas são sempre muito bem-vindas e, sem sombra de dúvidas, contribuem substancialmente para a promoção de reflexões e vivências significativas para a formação de nossos estudantes”.