03 OUT 2022
Ponte “Mário Ribeiro de Oliveira” é reinaugurada nessa sexta-feira, 30 de Setembro
Foram instaladas 12 aduelas em substituição a antiga passagem fluvial

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, vem melhorando as estradas e passagens de água na área rural do município. Na estrada rural do Calambau (Próximo a antiga escola do Calambau), foi realizada a obra da Ponte “Mário Ribeiro de Oliveira”, com instalação de aduelas em substituição a antiga passagem fluvial, que já não suportava o volume de água das chuvas do Ribeirão do Calambau. O investimento total foi de R$180.553,10.

As aduelas (galerias celulares) são destinadas à canalização aberta ou fechada de córregos, drenagens pluviais e fluviais. Elas aumentam a vazão de passagem de água, não ocasionando enchentes ou o transbordo do córrego, dificultando ou mesmo impossibilitando o trânsito de moradores na estrada.

A medida evita a erosão, arraste de material e aterro para dentro do córrego, eliminando o assoreamento do mesmo. Ainda, evita gastos com material e equipamentos utilizados durante as chuvas e a durabilidade é maior que as das manilhas. Foram utilizadas um total de 12 aduelas (2,00x2,00x1,00x0,15).

A ponte que leva hoje o nome “Mário Ribeiro de Oliveira”, foi uma indicação do vereador Lacimar Cezario (O três), por meio do Projeto de Lei nº 119/2022 de 12 de setembro de 2022.

Sobre o Homenageado

Mário Ribeiro de Oliveira, ou Sô Mário, como era conhecido, nasceu em seis de maio de 1935, em Itaúna-MG. Pessoa íntegra que muito colaborou com a comunidade Calambau. De um caráter irretocável, pai, esposo zeloso e amoroso, pautava sempre pelo trabalho e pela honestidade.
Sexto filho de D. Mariana e Sr. Luiz Ribeiro, mantinha-se presente na convivência e relacionamento com seus irmãos, Diná, Luiz, Hélio, Antônio, José Luiz, Moacir, Márcio, Dilce, Maria Helena e Celso.

Casou-se em 1959, com Maria Nilce Nogueira e constituiu então, sua família. Com muito zelo e dedicação, trabalhava arduamente, para que os filhos tivessem uma boa formação escolar. Funcionário do Banco Mercantil do Brasil, abdicou de uma promoção para trabalhar em outro estado, em razão de sua família. Como fazendeiro, gerou empregos na zona rural. Comerciante e proprietário de abatedouro de frango, acompanhado da esposa e filhos, gerou ofícios e desenvolvimento para nosso município.

Como cidadão itaunense, fora diversas vezes convocado a participar de júri no fórum de Itaúna, fator relevante na comprovação de suas virtudes como justiça, bondade e honradez. Os filhos: Sandra Maria, Miguel Augusto, Mário Celso, Nilce Valéria, Luiz Alberto e Eduardo Eustáquio, genros e noras, netos e bisnetos, muito se orgulham de fazer parte desta bela e forte família.