05 OUT 2022
Febre Amarela
O que é
A febre amarela é causada pelo vírus de mesmo nome, um vírus composto por RNA, que pertence ao gênero flavivirus (assim como o vírus da Dengue), transmitido ao homem por meio da picada de mosquitos Aedes aegypti (no ciclo urbano) ou Haemagogus (no ciclo silvestre).

Contágio
No ciclo silvestre, o vírus é transmitido entre primatas, através da picada do mosquito. O homem pode se infectar ao adentrar a mata onde ocorram casos entre primatas, adquirindo a febre amarela pela picada de mosquito infectado a partir de um macaco doente. No ciclo urbano, o mosquito infectado pelo vírus transmite-o entre humanos.

Sintomas
O quadro clínico da febre amarela é bastante variado: desde sintomas característicos de uma virose sistêmica aguda e autolimitada (febre, calafrios, dor de cabeça severa, dores musculares nas costas e nos membros, dor abdominal, náuseas e vômitos, fadiga intensa) a uma forma grave da doença.
Complicações
A principal complicação da febre amarela é a hepatite grave, fulminante, que pode causar icterícia (quando a pele e as mucosas se tornam amarelo-esverdeadas), edema cerebral, disfunção renal, alterações na coagulação sanguínea, com sangramentos em diversos órgãos, choque e disfunção de múltiplos órgãos, levando o indivíduo infectado ao óbito.

Diagnóstico
O diagnóstico definitivo da febre amarela é feito através da história epidemiológica do paciente e de exames laboratoriais como sorologia e biologia molecular (como a técnica de PCR, que identifica o material genético do vírus no sangue e nos tecidos dos doentes).

Tratamento
Até o momento, a febre amarela não tem tratamento específico. Os casos que apresentam sintomas discretos devem repousar e receber líquidos para hidratação e sintomáticos como antitérmicos e analgésicos (evitar aspirina e anti-inflamatórios que podem precipitar hemorragias). Casos graves devem ser tratados em ambiente hospitalar, podendo necessitar de cuidados de terapia intensiva, tais como ventilação mecânica (por aparelhos), hemodiálise (para suprir a função renal), reposição de fatores de coagulação e plaquetas (para evitar sangramentos) e prevenção do edema cerebral.

Prevenção
A prevenção se dá por meio de medidas que evitem a picada do mosquito (uso de roupas que cubram o corpo, repelentes aplicados no ambiente e na pele exposta, ambiente com ar-condicionado, mosquiteiros). Os indivíduos com febre amarela devem permanecer em repouso em casa, em leito com mosquiteiro, por até 5-7 dias após início da febre, para evitar a transmissão do vírus ao mosquito e, assim, manter o ciclo de transmissão.

Vacina
A vacina para o vírus da febre amarela é muito eficaz na prevenção de casos, feita com vírus vivo atenuado e está indicada a partir dos 9 meses de idade. As reações vacinais mais comuns são: febre baixa, mialgias e cefaleia. A vacina é contraindicada naqueles com alergia aos componentes da vacina, idade menor que 6 meses e imunocomprometidos (como pacientes com AIDS, baixa contagem de linfócitos T CD4+, transplantados, neoplasias avançadas, uso de imunossupressores e imunodeficiências primárias).