22 MAR 2023
Prefeitura de Itaúna recebe equipe da cidade de Pitangui para conhecer o trabalho realizado na Coopert e Ecoponto
Itaúna é referência em saneamento para vários municípios do Estado de Minas

Nessa quarta-feira, 22 de março, a Prefeitura de Itaúna, recebeu a visita de uma equipe da cidade de Pitangui, que vieram com o objetivo de conhecer o trabalho realizado na Cooperativa de Reciclagem e Trabalho Ltda - Coopert, a fim de buscar referências e uma troca de ideias para implantação de um método de reciclagem no município de Pitangui.

“O objetivo da visita é trazer os catadores que estão atuando no Município de Pitangui para mobilizá-los a buscar essa iniciativa de montar uma associação estruturada e organizada na cidade. Viemos buscar referências, um intercâmbio, uma troca de ideias e tivemos uma experiência muito positiva. Vimos que tanto com o apoio do Movimento Nacional, por meio da Madalena Duarte e a força dos catadores, a cooperativa de Itaúna tem uma excelente estruturação, e nisso aprendemos muito com eles,” reforça a assessora técnica do Programa ‘Lixo e Cidadania’ Ana Paula Gonçalves.

“No mês de fevereiro nos visitamos dezenove municípios da região Centro-Oeste que ainda possuem os lixões, o Objetivo do Governo Federal é apoiar esses catadores e a forma de reciclagem que devem ser feitas nesses locais. Para nós enquanto itaunenses e falando pela cooperativa, estar aqui hoje recebendo essa equipe é um orgulho muito grande, pois Itaúna é uma cidade que tem se tornado referência em resíduos e isso trouxe visibilidade para a Coopert e todos os envolvidos nessa causa tão nobre, que não é só o trabalho, mas também o resgate dessas pessoas. Eu sou uma pessoa que vim do lixão e estou aqui com esse grupo, que veio conhecer que ainda vive essa situação. Nós esperamos que essa experiência que eles tiveram aqui, possa ter exito”, comenta Madalena Duarte, da comissão do movimento nacional e coordenadora da cooperativa.

Entre os presentes na visita estava a assessora técnica do Programa ‘Lixo e Cidadania’ Ana Paula Gonçalves, representando o Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui -EPAMIG, Thiago Duarte , representando a Câmara Municipal de Pitangui, Rafaela Braga, o secretário de Desenvolvimento Social, Sérgio Barbosa e a equipe de catadores da cidade de Pitangui. A comitiva participou de um almoço da secretaria de infraestrutura e serviços.