12 ABR 2023
Prefeitura reforça parceria com Polícia Militar por escolas mais seguras

Na manhã dessa quarta-feira, 12 de abril, o Secretário Municipal de Educação, Professor Weslei Lopes, reuniu-se com os representantes da Polícia Militar a fim de dialogar sobre ações de reforço da segurança nas Escolas do Município. Na oportunidade, o Secretário recebeu o Tenente Daniel Batista de Paula e o Sargento Paulo César Alvarenga Barbosa, que prestaram apoio e orientações, a fim de garantir a segurança dos estudantes e dos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Em reunião, a Polícia Militar esclareceu que tem adotado as medidas pertinentes e direcionado esforços para reduzir os riscos de ataques, atentando-se às estatísticas verificadas e a vulnerabilidade constatada em cada zona escolar. Conforme informado, atualmente, a equipe da PM, por meio de uma Central de Inteligência, promove ações preventivas e monitora as redes sociais para neutralizar eventuais crimes e atos infracionais.

Além disso, especificamente para esse contexto de insegurança, a Polícia Militar reiterou a criação da Operação de Proteção Escolar que teve início no dia 10 de abril, por meio da qual se garantirá o policiamento escolar e novos protocolos de segurança que possam inibir riscos. Diariamente, considerando as atividades previstas em um “Cartão-Programa”, a Polícia visitará Escolas localizadas neste Município, sem prejuízo de outras ações que solucionem quaisquer eventualidades.

Conforme orientação dos representantes da PM, os agentes da comunidade escolar e as famílias devem se envolver e contribuir com o fornecimento de informações, tendo em vista que Polícia está disponível e precisa ter conhecimento das notícias para direcionar suas ações. Para isso, a Polícia Militar disponibilizará um canal de comunicação às equipes diretoras das escolas municipais, estaduais e privadas de Itaúna, por meio do qual, os(as) dirigentes poderão tirar dúvidas, indicar observações, fazer relatos que colaborarão com os trabalhos da PM e solicitar intervenções.

Ao final da reunião, a Secretaria Municipal de Educação propôs o agendamento de uma palestra para que a Polícia Militar repasse protocolos específicos à Direção das Escolas, ideia que foi prontamente acolhida pelos representantes da PM, que se comprometeram a agendar o evento e formalizar as orientações.

Em atenção aos debates e em que pese o fato de todas as Escolas contarem com câmeras de segurança, porteiros e vigilantes, a Secretaria Municipal de Educação de Itaúna verificará as edificações para constatar se há necessidade de melhorias ou reparos, que possam ser executados em prol da proteção do ambiente escolar. Ressalte-se, por fim, que a Polícia Militar permanece à disposição da população por meio dos telefones 190 (emergencial) e 181 (não emergencial), assim como a Secretaria Municipal de Educação, que se disponibiliza para receber informações e prestar auxílio no que couber.