19 ABR 2023
Escola Municipal “Dolores Nogueira Penido” recebe pela primeira vez o Projeto Tempo integral

A Escola Municipal “Dolores Nogueira Penido” (Comunidade de Pedras), que este ano está atendendo pela primeira vez a comunidade com o Projeto Tempo integral, em parceria com a Escola Municipal "Eduardo Gomes" (Comunidade do Brejo Alegre), introduziu a horta no ambiente escolar. Por meio do Projeto, a Articuladora, professora Rita de Cássia, e a diretora da escola, Rosemeire Oliveira, puderam iniciar com os alunos as atividades na horta. Ambas relataram com grande satisfação as fases de implantação deste sonho:

“Inicialmente, os estudantes aprenderam a preparar o solo para o plantio. Pudemos contar com a doação do esterco para adubação feita por Fábio, pai da aluna Marcela, que prontamente distribuiu-o nos canteiros. O plantio e a semeadura foram feitos. A princípio, com dois canteiros apenas. Hoje, temos plantações em seis canteiros: almeirão, alface, couve, cebolinha e semeamos beterraba e cenoura. No dia 18 de abril, fizemos nossa primeira colheita de alfaces, que foram usadas na salada do almoço do dia. As crianças comeram com orgulho e gosto, o resultado do ”trabalho" feito por elas.”

Outras duas Escolas do Campo também possuem a horta: as Escolas Municipais “João Nogueira de Penido” (Comunidade de Campos) e “Modestino Francisco Rabelo” (Comunidade de Vista Alegre), e fazem questão de ressaltar que a horta se tornou um laboratório vivo, que abriu possibilidades para o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas contextualizadas, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, bem como estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperativo.