A implantação do Museu foi consolidada com o intuito de resgatar a memória, bem como, preservar a cultura itaunense como forma de conciliar o passado com o desenvolvimento da cidade.
Através de ofícios encaminhados a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, a intenção da administração pública no início dos anos 90 foi transformar a Praça da Estação, antes abandonada, em um local de visitação da população.
A ideia de revitalização do espaço ganhou força quando foi comprado pela Prefeitura um riquíssimo acervo fotográfico de Benevides Garcia. A Prefeitura conseguiu assinar em março de 1990 um contrato de comodato, se responsabilizando pela preservação do atual prédio do Museu.
O Museu Municipal Francisco Manoel Franco tem sob a sua guarda registros materiais que documentam diferentes aspectos da cultura itaunense.
O acervo é bastante heterogêneo, abrangendo diversas categorias e suportes, a exemplo de objetos históricos, artísticos, etnológicos e etnográficos.
Homenageia o cel. Francisco Manoel Franco, nascido em Sabará, no dia 06 de janeiro de 1857. Criador do primeiro museu da cidade e um grande colecionador de itens antigos.