05 ABR 2018
Prefeitura entrega Unidade de Saúde reformada à comunidade do Pio XII

Imóvel ganha completa reestruturação no telhado, pintura, melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, além de novo piso

O prefeito Neider Moreira reafirmou o compromisso da atual administração com a reestruturação da Saúde em Itaúna, na manhã desta quinta-feira, 05 de abril, ao entregar as melhorias executadas no posto que atende ao bairro Pio XII e região. Durante a reinauguração do espaço, que ganhou completa reforma, o chefe do Executivo destacou a preocupação do governo em oferecer serviços de qualidade e atendimento humanizado à população. E acrescentou:

“Estamos trabalhando dia a dia, em busca da implementação de políticas públicas sustentáveis e focados nos interesses da população, no conjunto à sociedade, para que todos possam ter atendimento digno e eficiente”.

A Unidade Básica de Saúde “José Lopes Morais”, inaugurada em 1995, funciona em imóvel próprio do Município, que nunca havia recebido intervenções. As obras realizadas pela Prefeitura, em 2018, contemplaram a pintura e o piso, para garantia de ambiente limpo e seguro, além de mudança do telhado, reparos da rede elétrica e hidráulica. O posto, que tem 3.300 usuários cadastrados, recebeu também novos equipamentos, que vão proporcionar a ampliação da assistência aos pacientes.

“Agradecemos aqui às parcerias, o comprometimento das equipes, a contribuição do poder Legislativo e as parcerias que viabilizaram mais essa grande conquista. É isso o que queremos construir juntos para a cidade. E nada vai nos tirar dessa direção”, afirmou o prefeito Neider Moreira.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, ressaltou a importância da união de esforços para que os projetos sejam concretizados. O gestor também relembrou a proposta da atual administração, de reformular os atendimentos na Atenção Básica e demais serviços prestados pela pasta que dirige.

“Aproveitamos para deixar aqui o agradecimento a todos os que participaram do processo para a reestruturação dessa UBS, como o Lacimar, que conseguiu recursos importantes para a execução das obras. Os parceiros são imprescindíveis para garantir o melhor à população. É mais uma ação importante e certamente ainda haverá muitas outras para comemorar”, comentou.

O vereador Lacimar Cezário da Silva, o Três, endossou as palavras do secretário, pontuando que a constante preocupação da Prefeitura de Itaúna com a Saúde tem promovido mudanças significativas no setor. Como representantes do Legislativo, também estiveram presentes Hudson Bernardes, Anselmo Fabiano Santos e Lucimar Nunes Nogueira, o Lucinho.

O coordenador da Atenção Básica, Gilberto Gonçalves de Lima, salientou o empenho da administração para a realização das melhorias, lembrando que grande parte dos prédios que abrigam as equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF – está há décadas sem quaisquer benfeitorias. “Há muitas questões a resolver, pendências de anos. Porém, existe esforço e dedicação. Assim, é possível alcançar os resultados almejados”, frisou.

A equipe da UBS José Lopes Morais é composta por seis agentes de saúde, dois técnicos de Enfermagem, um enfermeiro, um auxiliar de limpeza, um fisioterapeuta e um médico. Os profissionais atendem todos os dias, aos pacientes de seis microáreas – Morro do Sol, Pio XII, Nogueira Machado, além de parte da avenida Jove Soares, rua XV de novembro e bairro Piedade.

A enfermeira-chefe, Fabiana Moura de Oliveira, disse que a reestruturação do imóvel vai proporcionar melhorias significativas para os moradores da região. “Temos motivos para celebrar, pois, foi uma grande reforma”, frisou. Também presente, Dirceu Campos de Morais, filho de José Lopes Morais, que dá nome à unidade, fez os agradecimentos, em nome da família.