“Por um sonho de fé e grandeza”
Reconhecida oficialmente após a emancipação política e administrativa em 1901 Itaúna continua hoje como uma das cidades mais progressistas de Minas Gerais e do Brasil. Com aproximadamente 90 mil habitantes, está localizada na região central do Estado, sendo privilegiada pelo fácil acesso à capital e às principais rodovias estaduais e federais.
É conhecida também como Cidade Educativa do Mundo, título conferido pela UNESCO em 1975. A Universidade de Itaúna, atualmente com mais de 7 mil alunos de vários estados brasileiros, está entre as melhores instituições particulares do país. Os cursos de Medicina e Educação Física, por exemplo, são referência e mantém excelentes avaliações do Ministério da Educação. O município conta ainda com uma ampla rede de ensino, nas esferas municipal, estadual, particular e de formação técnica como o SENAI.
A cultura e o também o turismo estão presentes no cotidiano dos cidadãos. Festas populares como o Carnaval, as Folias de Reis, o Reinado, além de outras manifestações artísticas e culturais (música, teatro, danças, artes, dentre outros). A religiosidade está presente através dos diversos credos. A festa da Padroeira, Sant'Ana, em julho, é um dos exemplos.
Dentre os pontos turísticos estão a Gruta Nossa Senhora de Itaúna (neste local aconteceu uma aparição de Nossa Senhora em 1955. Semanalmente, uma reza do Terço, só com homens, leva cerca de 2 mil fiéis ao local), Museu Municipal, Barragem do Benfica (que também é a principal fonte de abastecimento da cidade), Igrejas do Bonfim e do Rosário, Usina do Caixão, estâncias minerais e cachoeiras.
Itaúna é referência também no esporte, com atletas destaques em diversas modalidades e categorias, seja em âmbito nacional ou internacional. O cidadão dispõe de estruturas especializadas para desenvolvimento de suas habilidades.
O setor econômico local também é bastante fortalecido. O CDE (Centro de Desenvolvimento Empresarial) congrega as principais entidades ligadas ao comércio e à siderurgia do município. Dentre as principais empresas estão a Belgo Mineira Bekaert, Santanense (Grupo Coteminas), Ergom/Magneti Marelli, Água Mineral Viva, Saint-Gobain, dentre outros setores.
Complementando todo este aparato está a Prefeitura de Itaúna. O Município é responsável por oferecer serviços que garantam a qualidade de vida do cidadão itaunense. E para os próximos quatro anos, a expectativa é de mais investimentos na saúde, educação, assistência social, esporte, infraestrutura, criação de empregos, dentre outros. E é contando sempre com a participação de cada itaunense, seja os nascidos aqui ou os de coração, que se constrói a história de uma Itaúna cada vez mais forte, grandiosa e próspera.