28 MAR 2018
Combate à Febre Amarela ganha reforço com ações de bloqueio

Agentes Comunitários de Saúde farão varredura para identificar pessoas ainda não imunizadas e conscientizar sobre importância da vacina

A prevenção é o melhor remédio contra a Febre Amarela e, em Itaúna, as estratégias para evitar a proliferação da doença não param. O trabalho intensivo realizado pelo Município, nesse sentido, desde 2017, foi bastante eficaz até o momento e ainda ganhará reforço. A partir do próximo dia 10, começa mais um mutirão, com varredura em todas as regiões da cidade que contam com o programa Estratégia de Saúde da Família – ESF. Nas outras áreas, caso de algumas comunidades na zona rural, as ações de bloqueio serão iniciadas em 14 de abril.

Os agentes comunitários, uniformizados, percorrerão os domicílios para verificar os cartões de vacinas e disponibilizar, caso confirmada a necessidade, atendimento àqueles que ainda não estão imunizados. Para ampliação da cobertura, os profissionais atuarão após o expediente normal, portanto, continuarão em serviço depois das 16 horas.

“É importante que as cadernetas de vacinação estejam à mão para conferência, pois, é necessário apurar, antes da aplicação, se a pessoa já recebeu ou não a dose, para que ela não seja exposta a riscos”, ressalta a enfermeira, Idamyana Oliveira, referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Trabalho intensivo

A Secretaria Municipal de Saúde tem atuado de maneira intensiva para conscientizar a população sobre a importância da proteção contra a Febre Amarela. E, o reforço do trabalho visando ampliar o acesso à imunização deu certo. Itaúna ultrapassou o índice de 91,6% na cobertura vacinal, conforme o último relatório divulgado pelo Estado. De acordo com a estimativa do Setor de Epidemiologia, até então, 7.234 pessoas ainda não estavam vacinadas. No entanto, a maioria dessas, crianças abaixo dos nove meses, gestantes e idosos, não integram, a princípio, o grupo correspondente ao público-alvo.

O único caso de Febre Amarela registrado na cidade foi referente a uma mulher, que, conforme constatado, não era vacinada. A paciente foi internada, recebeu os devidos cuidados, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde, e se recuperou. Nos bairros onde ela mora e trabalha, Cidade Nova e Santanense, além das comunidades rurais que ela frequentava, as estratégias de combate ao vírus foram reforçadas.