26 MAR 2018
Prefeitura entrega nascente revitalizada em área no bairro Bela Vista

Local estava degradado e passou por diversas intervenções, com limpeza, plantio de espécies nativas e cercamento

O Dia Mundial da Água, celebrado na quinta-feira, 22 de março, foi marcado em Itaúna por uma série de atividades, promovida pela Prefeitura, não só com o objetivo de lembrar a data comemorativa, mas também para reforçar a conscientização sobre a necessidade do uso racional dos recursos hídricos. Entre as ações, a entrega de nascente revitalizada pelo atual governo, em área localizada no bairro Bela Vista.

O trabalho de revitalização do manancial, reivindicação antiga da comunidade, começou em fevereiro de 2017, de acordo com a gerente de Proteção ao Meio Ambiente, Aline Moura. O local estava degradado, sujo e com as encostas completamente erodidas pelas águas pluviais.

“O talude foi recomposto, tratado e estabilizado e não oferece mais riscos ambientais ou perigo para a população. Temos aqui várias nascentes, que chamamos de difusas, que deságuam no Córrego do Capotos, que por sua vez, cai no Rio São João. Durante a limpeza, retiramos mais de dois caminhões de entulho, móveis inservíveis e bichos mortos, descartados no terreno. Fizemos o cercamento, para evitar o pisoteio por animais, além do plantio de mais de 100 mudas de árvores nativas, para que a água volte a brotar”, explicou Aline Moura.

“Água é vida. E entendemos que se tivermos a mesma direção, o poder público, a iniciativa privada e as lideranças comunitárias, poderemos construir uma grande parceria em prol da comunidade, como um todo. É isso que precisamos, garantir qualidade de vida muito melhor para a população itaunense. Existia uma ação civil pública, contra o Município, datada de 2009, e nada havia sido feito em relação a isso. Tomamos a decisão de resolver a situação”, ressaltou o prefeito Neider Moreira.

A presidente da Associação de Moradores dos Bairros Vila Nazaré e Bela Vista, Edênia Alcântara, acompanhou a entrega da nascente revitalizada e comemorou o resultado da iniciativa da Prefeitura. “Estamos muito felizes. É um lugar lindo e foi esquecido por longo período. Com certeza a população vai ajudar na preservação e manutenção”, afirmou.

Projeto Rio São João

A nascente no bairro Bela Vista foi revitalizada pelo projeto Rio São João, iniciativa que visa a preservação dos recursos hídricos, a partir dos cuidados com os mananciais. As ações são executadas em parceria, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, e a Gerência de Proteção ao Meio Ambiente, que integra a Secretaria de Regulação Urbana. Totalmente reestruturado em 2017, o programa funciona em três eixos.

Um deles, a educação socioambiental, a partir das visitas de estudantes, que, no local, participam de atividades educativas como a oficina de produção de mudas e palestras interativas sobre a importância dos cuidados com os recursos naturais. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a cada 15 dias são recebidos alunos das instituições de ensino que pertencem à rede mantida pela Prefeitura. Nos outros dias, o espaço fica disponível para agendamentos de outras instituições de ensino e aberto à comunidade para visitas guiadas.

Em outra frente de trabalho, as equipes mantêm o programa de produção de mudas, usadas nas ações de reflorestamento. Inúmeras espécies nativas são produzidas, como Ingás Sangras d’ água, Pororocas, Ipês, Capixingui e frutíferas diversas. Outro foco fundamental no desenvolvimento do projeto, é voltado à preservação da sub-bacia do rio São João. É neste programa que são cadastradas e catalogadas as nascentes para revitalização e proteção desses mananciais, fundamentais para o abastecimento de água no Município.

Somente em 2018, já foram distribuídas mais de duas mil mudas cultivadas na sede do projeto Rio São João, além de doações de materiais para cercamento de nascentes e plantio de árvores.

No ano passado, a iniciativa permitiu a doação de cerca de 12 mil mudas, e pelo menos mil exemplares plantados às margens do rio São João e afluentes, na área urbana. A reformulação do programa viabilizou ainda a revitalização de seis nascentes da sub-bacia do rio São João.

Agendamento de visitas

A sede do Projeto Rio São João é aberta aos estudantes do ensino primário, fundamental e médio, mediante agendamento. Aos alunos são oferecidas oficinas de plantio e cultivo de espécies variadas, além da conscientização sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente, a partir do contato das crianças e adolescentes com animais e o bem-estar proporcionado pela natureza. A população também pode visitar o local, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. A doação de mudas é feita sempre das 08h às 10h30 e das 12h10 às 15h30. Mais informações pelo telefone 3249.5800.