09 MAR 2018
Cadastramento de estudantes no Meio-Passe Escolar continua

Iniciativa inédita em Itaúna garante benefício para alunos de escolas públicas e privadas, cursos técnicos e superiores

Iniciativa inédita em Itaúna garante o Meio-Passe Estudantil para alunos de escolas públicas e privadas, cursos técnicos e superiores, desde outubro do ano passado. A medida foi viabilizada devido a articulação, iniciada pela administração junto à concessionária do transporte coletivo na cidade, nos primeiros meses de 2017. E, hoje já alcança cerca de 1.553 estudantes, inscritos para receber o desconto de 50%, diariamente, nos deslocamentos para ida e volta das aulas.

Quem ainda não é usuário, pode se cadastrar para receber o cartão que dá acesso ao benefício. Basta agendar o atendimento pelo telefone 3242.9186. Depois, é preciso ir, na data e horário marcados, à sede da empresa responsável pelas linhas de ônibus, que fica na rua Cunha Quitão, 727, bairro Chácara do Quitão. Para a conclusão do procedimento são exigidos comprovante de matrícula e de frequência escolar (emitidos pela instituição de ensino), além de cópia de comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone) e foto 3X4. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais. A adesão ao programa Meio-Passe é gratuita e cada beneficiário tem direito a até 88 bilhetes mensais.

Inclusão e combate à evasão escolar

A perspectiva é de que o Meio-Passe Escolar contemple mais de 15 mil estudantes, com impactos diretos na vida de aproximadamente 45 mil pessoas, já que a medida afeta o orçamento das famílias, que, mediante a economia nas despesas mensais com passagens, passam a contar com mais recursos para as demais necessidades. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso às instituições de ensino, diminuindo a evasão escolar.

Pioneirismo

Com a criação do Meio-Passe Estudantil, Itaúna passou a integrar um seleto grupo de municípios que oferece o benefício. Hoje, o desconto de 50% da passagem, nos mesmos moldes do que será concedido na cidade, é realidade em poucas localidades: Belo Horizonte, Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba, Juiz de Fora e Itabira. Em Varginha, onde a mesma concessionária explora as linhas de ônibus, apenas os alunos das escolas municipais, estaduais e do Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet – têm direito.

Em Contagem, a medida foi adotada em 2017, porém não privilegia os estudantes da rede particular. Além disso, o beneficiário precisa residir a pelo menos dois quilômetros da instituição de ensino. Betim aprovou a lei do Meio-Passe em 2013, no entanto, limita a utilização a duas viagens por dia. No Vale do Aço, Governador Valadares instituiu o desconto de 30% no valor da passagem. E na região Centro-Oeste, Divinópolis, com mais que o dobro da população local, apresentou projeto na Câmara para criação do benefício ano passado, mas ainda não houve avanço.