08 MAR 2018
Prefeitura mantém convênios regulares para melhorias na cidade

Só para asfalto, verba proveniente de emenda parlamentar soma mais de R$ 375 mil, com a contrapartida do Município

A administração municipal foi comunicada, na tarde desta terça-feira, 06 de março, sobre a liberação, pela Caixa Econômica Federal – CEF, do processo licitatório para a pavimentação asfáltica no bairro de Lourdes. Os recursos para o asfaltamento são oriundos de emenda parlamentar, destinada a Itaúna por intervenção do vereador Antônio José de Faria Júnior, o “Da Lua”.

Os investimentos, incluindo o montante garantido pela União e a contrapartida do Município, somam R$ 375.893,79. Com a autorização da Caixa, a Prefeitura deu início aos procedimentos para a abertura da concorrência. O edital para a seleção da empresa que ficará responsável pelas obras será lançado em breve, assim como o cronograma.

O convênio entre o Município e o Governo Federal, com o objetivo de viabilizar as melhorias nas vias do bairro de Lourdes, estava parado desde 2016. Ao assumir o mandato, no início de 2017, a atual administração retomou o processo e solucionou as pendências, possibilitando a chegada da verba, neste ano.

O conjunto de emendas que vai permitir melhorias em vários setores foi reforçado pelo líder do Governo na Câmara, Hudson Bernardes, durante a última reunião do Legislativo, em 06 de março. O vereador reafirmou o empenho da administração municipal em conseguir atender às exigências do Governo de Minas para executar os recursos. “Não há descompromisso por parte da Prefeitura, nem dos servidores municipais em relação às conquistas dos vereadores. Pelo contrário, o que a gente percebe, no dia a dia da administração, é uma equipe envolvida, buscando soluções para o crescimento do Município em várias áreas”, defendeu o parlamentar.

Hudson também lembrou outros convênios, que estão em situação regular junto aos órgãos responsáveis pela liberação dos recursos. “Existe, sobretudo, uma força de vontade muito grande em conseguir aplicar verbas que estavam retidas desde 2016 e poderiam ser perdidas. Em várias frentes de trabalho, os secretários tem se mobilizado para garantir que os benefícios cheguem e favoreçam toda a população itaunense”, completou.

Academias ao ar livre

A Prefeitura de Itaúna aguarda ainda, do governo de Minas Gerais, o termo de doação de equipamentos para a instalação de três academias ao ar livre na cidade. O cadastro para a aquisição dos aparelhos, solicitados à Secretaria de Estado de Esportes e destinados à cidade por intermédio da vereadora Gláucia Santiago, foi feito em 23 de fevereiro, logo que a administração municipal recebeu o comunicado sobre a doação dos mesmos. Em 1º de março, o Setor de Convênios fez consulta sobre o andamento da análise dos documentos, que, conforme o posicionamento do departamento responsável pela liberação, está na base técnica para a avaliação.

Ponte no Distrito Industrial

Com a proposta de fomentar a economia da cidade, contribuindo para a atração de novas empresas e, consequentemente, o aumento da geração de emprego e renda, a Prefeitura de Itaúna trabalha, desde o início de 2017, para a expansão do Distrito Industrial. E, nesse sentido, há várias ações em andamento. Uma delas é a duplicação da ponte (foto), medida essencial para melhorar o acesso àquela área e garantir o escoamento da produção.

Verba oriunda de emenda do deputado estadual Agostinho Patrus viabilizou a doação, pelo governo de Minas Gerais, das vigas para a obra. O convênio foi formalizado e assinado pelo prefeito Neider Moreira em 29 de dezembro de 2017. A documentação técnica do projeto, assim como o termo de doação do material pelo Estado, estão encaminhados.

Materiais diversos para pequenas obras

O Município tem garantidos, também, por meio de emendas destinadas a Itaúna com a intervenção de vários vereadores, materiais como vigas para pequenas pontes e mata-burros, além de um tubo Armco. De acordo com informações do Setor de Convênios da Prefeitura, os projetos técnicos e a documentação pertinente estão em fase de elaboração, praticamente concluídos.

Pavimentação no Córrego do Soldado

Recursos destinados pelo Governo de Minas Gerais, a partir de emendas garantidas pelo vereador Silvano Gomes Pinheiro, vão contribuir para o calçamento, pela Prefeitura, de vias no Córrego do Soldado. O Estado liberou aproximadamente R$ 140 mil para as obras de pavimentação poliédrica, já no fim de 2017. O projeto entregue pela administração municipal, precisou passar por adequações e o trabalho para atendimento às exigências, está em andamento. Em breve, a documentação será entregue para a liberação do montante.