02 MAR 2018
Escolas municipais recebem R$ 150 mil em equipamentos e mobiliário

Investimentos da Prefeitura em atendimento às demandas das instituições incluem também a compra de materiais esportivos e utensílios de cozinha

As escolas da rede municipal de ensino em Itaúna estão ainda mais bem preparadas para atendimento às necessidades dos alunos, professores e demais funcionários. A Prefeitura acaba de entregar às instituições de ensino R$ 150 mil em equipamentos e mobiliário, adquiridos conforme as demandas das unidades. A medida adotada pelo Município, por meio da Secretaria de Educação, garantiu a compra de computadores, impressoras, armários, impressoras, além de utensílios de cozinha e materiais esportivos.

A secretária, Alessandra Nogueira Santos Araújo, explicou que foi feito contato com os dirigentes das instituições para que eles elencassem as prioridades. A partir daí, a pasta realizou as concorrências para a aquisição dos itens, que, entregues em fevereiro, já fazem parte do cotidiano das escolas. “Atendemos aos pedidos considerados essenciais, inclusive, equipamos as cantinas, pois, não adianta formar, dar capacitação às profissionais responsáveis pela merenda, se elas não tiverem ferramentas para executar o trabalho no dia a dia”, salientou a gestora.

A coordenadora pedagógica de Educação Física, Débora Marques, lembrou que nos anos anteriores, os materiais esportivos eram comprados pelas próprias instituições de ensino, com recursos próprios. “Facilita bastante para o dia a dia, garantindo melhorias aos estudantes, professores, enfim, a todos os que estão envolvidos no processo. Entregamos bolas de modalidades específicas, handebol e futsal, e petecas”, comentou a profissional.

O prefeito Neider Moreira ressaltou o cuidado da atual administração com as escolas municipais e as condições oferecidas aos alunos, docentes, cantineiras, entre outros servidores. “E, mais uma vez, tivemos a preocupação de ouvi-los, saber o que era necessário, quais os itens de reposição urgente, para garantia do melhor funcionamento. Os investimentos feitos, de R$ 150 mil, atendem a uma grande demanda e vão permitir que a merenda, que já é de excelente qualidade, continue a ser feita da melhor forma possível, além de estrutura adequada às aulas, o que evita a evasão escolar e proporciona os melhores resultados para a cidade”, frisou o chefe do Executivo.

Reforço das ações iniciadas em 2017

Em 2017, a Prefeitura de Itaúna investiu parte dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb – para a aquisição de equipamentos e mobiliário, em atendimento às necessidades das escolas da rede municipal. Foram aplicados R$ 83.796,92 no total, com cerca de R$ 2 mil destinados às prioridades de cada instituição de ensino, elencadas pelos próprios dirigentes. O Município comprou 154 itens, entre mesas e cadeiras para refeitório e reuniões; quadros, aparelhos de som e televisão; geladeiras; fogões; fornos; ventiladores; armários; freezers; projetores e estantes, entre outros móveis e eletrodomésticos.

Entrega de uniformes para cantineiras

No início do ano letivo de 2018, em fevereiro, a administração entregou 400 kits de uniformes às cantineiras da rede municipal de ensino, medida que reforçou o compromisso da Prefeitura com a qualidade da merenda escolar, tendo em vista, principalmente, as questões de higiene. E, consolidou mais um projeto da Secretaria Municipal de Educação, o Cozinha Nota 10. Por meio do programa, implantando em 2017, a procedência dos alimentos utilizados nas cantinas e a higienização do espaço e das profissionais, em conformidade com as normas de vigilância sanitárias, são garantidas.