23 FEV 2018
Carnaval 2018 é o mais barato dos últimos cinco anos

Prefeitura garante investimentos e aumenta receita para promover a maior folia de rua do Centro-Oeste de Minas

O Carnaval de Itaúna em 2018 foi animado, tranquilo e seguro para os grupos de amigos e famílias inteiras que saíram de casa para se divertir, no período de 08 a 13 de fevereiro. Nos seis dias da festa, aberta oficialmente pelo tradicional “Pau de Gaiola”, na Praça da Lagoinha, e levada em seguida para a avenida Jove Soares, milhares de foliões acompanharam os blocos e aproveitaram o Circuito Oficial montado pela Prefeitura, por onde passaram cerca de 20 mil pessoas diariamente, conforme os cálculos do Corpo de Bombeiros.

Além da diversão proporcionada dos itaunenses, do fomento da economia, com aumento dos lucros para os comerciantes de vários segmentos, o Carnaval 2018 foi também o mais barato dos últimos cinco anos. A comissão responsável pela organização da folia apresentou nesta semana o relatório com os investimentos feitos pelo Município para a realização do evento, que custou R$ 153.517,43.

O total de despesas somou R$ 207.218,43, incluindo os gastos com a contratação de equipe de segurança, sonorização e estrutura. No entanto, foram arrecadados R$ 53.701,00, que voltaram aos cofres da Prefeitura, devido às receitas geradas a partir da cessão de área para camarote, barracas de alimentação e food trucks, além dos tributos para os desfiles das agremiações carnavalescas.

Conforme as análises feitas pelos membros da comissão, em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Cultura e de Finanças, o montante investido pelo Município no Carnaval foi o menor em cinco anos. De acordo com a avaliação, os custos ficaram 45% mais baratos em 2018, na comparação com os gastos efetuados em 2014, quando a festa ficou em R$ 275.927,61. Em 2015, foram aplicados R$ 284.167,51, enquanto em 2016, os custos ficaram em R$ 242.728,51 e, em 2017, em R$ 210.129,73.