23 FEV 2018
Operação Cidade Limpa terá mutirão de serviços a partir de segunda

Capina, tapa-buraco, limpeza urbana e sinalização viária serão intensificadas em todos os bairros

A Prefeitura de Itaúna inicia na segunda-feira, 26 de fevereiro, a operação “Cidade Limpa”. A ação é uma resposta às demandas consideradas urgentes em vários setores, como limpeza urbana, capina, operação tapa-buracos, sinalização viária, substituição de lâmpadas queimadas por novas, além de manutenção em bueiros e serviços de recolhimento de móveis e inservíveis.

O projeto será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços e executado em parceria com a Regulação Urbana e SAAE. “Vamos coordenar o trabalho. A Prefeitura começa as ações pelos bairros Jadir Marinho, Centenário e Santa Mônica. Dividimos a cidade em regiões, atendendo prioritariamente as localidades que concentram o maior número de demandas. Serão mais de 60 dias de operação e toda a cidade será contemplada. Todos podem ficar tranquilos que serão atendidos”, explicou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Fernando Franco.

A operação é realizada em um momento considerado estratégico, quando o volume de chuvas tende a diminuir, o que favorece a realização de alguns serviços como de manutenção asfáltica. “É prioridade absoluta para a Prefeitura recuperar as vias danificadas pelas águas. Tivemos um acumulado de precipitações fortes, com o comprometimento de parte das ruas, principalmente alguns corredores de tráfego. A situação é ainda mais delicada, considerando a situação da pavimentação em vários pontos do Município, asfalto fino e de baixa qualidade, o que exige ações constantes para a conservação”, afirmou o gerente municipal de manutenção asfáltica, Leonardo Alves.

Lotes vagos

Durante o mutirão “Cidade Limpa” a Prefeitura de Itaúna também vai fiscalizar os terrenos baldios. Propriedades do Município serão limpas pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e os particulares notificados. “O setor de fiscalização vai fazer a identificação de todos os imóveis sujos do Município e vai repassar essa relação à Infraestrutura, que vai proceder a limpeza dos mesmos. Com relação aos lotes particulares, será publicado o cronograma de vistoria com o objetivo de dar mais visibilidade ao trabalho que está sendo executado”, explicou o gerente de fiscalização de posturas, Daniel Magalhães Pereira.

Sinalização viária

O projeto garante também a organização do trânsito em algumas regiões. De acordo com o gerente de mobilidade urbana, Audrey Juliano Ferreira Leite, a Secretaria de Regulação Urbana fará a análise das ruas e procederá a pintura estratigráfica e a sinalização horizontal e vertical, quando for pertinente. “Todo o trabalho é executado com o objetivo de reforçar os estudos sobre as condições de circulação de veículos e pedestres, com foco também nas melhorias para o trânsito fluir de maneira adequada e ágil, em conformidade com as leis de trânsito”, afirmou.

Troca de lâmpadas

Os serviços de manutenção da iluminação pública serão reforçados durante o mutirão, garantindo a identificação e substituição das luminárias queimadas em curto espaço de tempo. Os moradores poderão ajudar a Prefeitura, denunciando os postes com falhas por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800.283.5156.

Cata-Móveis

O serviço de recolhimento de móveis usados e inservíveis é disponibilizado duas vezes por semana, mediante agendamento no SAAE. Durante o mutirão, o cata-móveis vai atender prioritariamente os bairros alvos da ação. “Todas as quartas-feiras, a população poderá colocar para fora de casa, sobre a calçada, aqueles objetos que não têm mais serventia, que a Prefeitura vai recolher. Importante lembrar que não são recolhidos entulhos, sobras de materiais de construção, nem galhos de árvores”, explicou o responsável pelo serviço.

Mais serviços

A Prefeitura também vai promover a limpeza de bueiros, para evitar futuros problemas com entupimentos e, consequentemente, alagamentos, além de realizar a capina das vias e fazer pequenos reparos. “É uma grande ação necessária para garantir o cuidado com o município. Para que o sucesso do mutirão seja maior, é importante reforçar o pedido para que a população ajude a Prefeitura a manter a cidade limpa descartando o lixo de maneira correta, não deixando materiais de construção nas calçadas e, mantendo os quintais, varandas e calhas sempre limpos. Todas as ações articuladas garantem mais qualidade de vida para as pessoas”, completou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura Fernando Franco.

Cronograma

As ações serão articuladas para garantir que as equipes de trabalho operem em sintonia. A estratégia de setorizar a cidade garante economia de tempo e gastos.

O mutirão tem início nos bairros Jadir Marinho, Santa Mônica e Centenário. A expectativa é de que as intervenções durem uma semana. A partir de 05 de março, os esforços serão concentrados na regional do bairro Santa Edwiges, incluindo Cidade Nova, Aeroporto e Três Marias. Na terceira semana será a vez do Morro do Sol e Pio XII.

A quarta regional será no bairro Padre Eustáquio e adjacências, que inclui Veredas e Palmeiras. Em seguida será a vez do Leonane, Várzea da Olaria, Irmãos Auller e Vila Vilaça.

O mutirão chega ainda em Santanense, Parque Jardim, São Bento, João Paulo II e Garcias. Tem ações planejadas para o Vila Nazaré, Novo Horizonte, Vila Washington e Chácara do Quitão. Depois nos bairros Piedade, Cerqueira Lima e Graças e, fecha a primeira etapa no Universitário, São Judas e Reta de Santanense.