22 FEV 2018
Funcionários da Saúde recebem capacitação da Fiocruz sobre a Doença de Chagas

Iniciativa visa reforçar as ações de combate ao barbeiro, que é o vetor da enfermidade

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde receberam nesta semana uma capacitação oferecida pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz – sobre a Doença de Chagas. O treinamento, realizado ao longo de toda a quarta-feira, 21 de fevereiro, e quinta-feira, 22, envolveu profissionais dos setores de Zoonoses, Epidemiologia e Atenção Primária, com a participação de Agentes de Combate a Endemias – ACE, e enfermeiros. As cidades da microrregião, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, foram incluídas na ação em Itaúna.

De acordo com a coordenadora do departamento de Zoonoses, Mary Provezani, a iniciativa visa o reforço das estratégias de combate à enfermidade e controle do inseto que a transmite. “A qualificação dos funcionários é a melhor forma de intensificar as atividades. Neste curso, eles receberam orientações importantes, que poderão ser repassadas à população no dia a dia”, afirmou.

Uma das palestrantes, Raquel Ferreira, bióloga da Fiocruz, ressaltou que foram abordadas questões referentes aos aspectos da doença e também ao vetor, que é o barbeiro. “Além dos conhecimentos adquiridos a partir das aulas teóricas, os servidores também passaram pela parte prática, com a montagem de uma coleção para facilitar a identificação do transmissor da enfermidade”, contou.

O agente Marçal Ferreira Kobayashi considerou a capacitação uma excelente oportunidade. “É uma maneira de enriquecermos bastante o trabalho que é desenvolvido junto à comunidade, contribuindo para a prevenção e atendendo cada vez melhor a todos, o que é nosso objetivo”, disse. Enfermeira da Atenção Primária, Francimara Morais, destacou que a necessidade do treinamento. “É importante capacitar toda a equipe, dessa forma ampliamos cada vez mais as ações preventivas, prestando esclarecimentos à população, atuando na identificação do inseto e encaminhamentos para os exames e tratamento na rede pública, caso surja algum caso de contaminação”, argumentou. Também estiveram presentes técnicos da Gerência Regional de Saúde – GRS, de Divinópolis.

Monitoramento constante

Em Itaúna, o trabalho de reconhecimento e controle do barbeiro, é feito pelo Setor de Zoonoses, responsável por todas as ações de campo para recolhimento e identificação do inseto. Caso confirmada a presença do vetor em alguma localidade, é feita a aplicação do inseticida. O departamento também mantém um posto de coleta, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Manoel da Custódia, no bairro São Geraldo. Mais informações pelo telefone 3241.4999.