21 FEV 2018
Saúde reforça combate à Dengue e Febre Amarela com ações de bloqueio

Equipes do Setor de Zoonoses percorrem bairros Santanense e Cidade Nova, além do povoado de Cachoeirinha em trabalho conjunto com a Superintendência Regional

Em continuidade às estratégias adotadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela urbana, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou o trabalho em três regiões da cidade. A partir de cronograma definido na terça-feira, 20 de fevereiro, foram iniciadas, no mesmo dia, ações de bloqueio em Santanense, com visitas de Agentes de Combate a Endemias – ACE – para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros de mosquitos.

As atividades seguiram nesta quarta-feira, 21, abrangendo, além do primeiro bairro, o Cidade Nova, onde os servidores ainda estarão na quinta-feira, 22, com a aplicação de inseticida para controle dos vetores, prevista ainda para Santanense, na sexta-feira, 23, e segunda-feira, 26.

Nos dias 22, 23 e 26, a equipe vai à comunidade de Cachoeirinha, promovendo orientações de casa em casa e esclarecimentos sobre a importância de conter a proliferação do Aedes aegypti. Também serão disponibilizados testes rápidos e gratuitos para detecção de Leishmaniose canina. Os proprietários de animais poderão levá-los ao posto de saúde para o exame, das 08h às 15 horas. Para reforçar a prevenção no povoado, “fumacê” em 27 e 28 de fevereiro.

O trabalho é desenvolvido pelo Setor de Zoonoses, em conjunto com a Superintendência Regional de Saúde, representada pelo técnico Rogério Rocha. De acordo com a coordenadora do departamento, Mary Provezani, foram priorizadas nesta etapa regiões frequentadas pela única paciente diagnosticada com Febre Amarela em Itaúna. A mulher, moradora do Cidade Nova, trabalha em Santanense, tem sítio no Angicos e esteve também na Cachoeirinha nos 20 dias que antecederam o início dos sintomas da enfermidade. Ela, que não era vacinada contra a doença, chegou a ficar internada, mas recebeu alta e tem o quadro estável.