21 FEV 2018
Participação de Itaúna no ICMS Esportivo aumenta em 448%

Recursos permitem mais incentivo aos atletas e apoio às competições em várias modalidades

O trabalho desenvolvido ao longo de 2017 na Secretaria de Esportes e Lazer, com o objetivo de aumentar a participação de Itaúna no ICMS Esportivo deu certo. E, o reconhecimento será por meio de aumento dos recursos destinados ao Município, a partir da divisão de parte da arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, destinada, principalmente à manutenção de políticas públicas no setor.

Em 2018, os repasses mensais para as atividades de incentivo aos atletas itaunenses e apoio às competições esportivas serão 448% maiores, se comparados às parcelas dos anos anteriores. Um aumento real de R$ 2.235,46 para R$ 10.017,59, pagos mensalmente.

O resultado foi conseguido através de investimentos. Ao longo dos últimos meses, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer relacionou e inscreveu um grande número de iniciativas, mais de 100, desenvolvidas pela Prefeitura, entre as quais, os campeonatos de diferentes modalidades e jogos escolares, além do incentivo concedido aos atletas para participação em disputas na região, em outros estados do Brasil e até no exterior.

“A expectativa da Secretaria era consolidar Itaúna entre os 50 municípios mais bem avaliados, conforme os critérios do ICMS Esportivo. Conseguimos mais que isso. A cidade ocupa atualmente a 21ª posição no ranking estadual entre os que mais investem em esportes. São 224 avaliados”, explicou o secretário Gustavo Dornas Barbosa.

O resultado final é obtido a partir da análise das informações e do conjunto de documentos comprobatórios básicos e complementares dos programas cadastrados no Sistema do ICMS Esportivo até 30 de março passado, tendo também como referência o ano-base de 2016.