21 FEV 2018
Prefeitura revitaliza Rodoviária e movimento cresce em 350%

Secretaria de Infraestrutura anuncia novas intervenções para garantir mais segurança e conforto aos usuários

As intervenções realizadas pela Prefeitura no Terminal Rodoviário de Itaúna já geraram mudanças significativas na realidade do local. As obras de manutenção, com pintura e reparos do imóvel, além da intensificação da limpeza e ocupação de espaços com serviços para a população, culminaram em mais segurança e conforto para os usuários do espaço. Com isso, o número de passageiros que passa pelo prédio aumentou de quatro para 14 mil por mês, o correspondente a 350%.

Entre as medidas adotadas pela administração, ainda em outubro de 2017, a transferência dos pontos dos ônibus que atendem às linhas do transporte rural para a Rodoviária, contribuiu para o aumento do movimento na região e garantiu comodidade aos moradores e visitantes dessas localidades. O acordo firmado entre o governo e a concessionária retirou o embarque e desembarque das proximidades do Mercado Municipal e levou para o Terminal, onde os passageiros passaram a contar com a estrutura adequada, com banheiros, bebedouros e lanchonetes, por exemplo.

Mudança aprovada

Esse conjunto de ações, necessário para a revitalização do Terminal, tem o apoio de usuários e comerciantes. Anísio Ferreira, dono de um estabelecimento que funciona há anos no local, confirma. “Está mais seguro para os passageiros e para os que trabalham aqui. Além disso, o número de clientes cresceu”, comentou o comerciante.

“Além de estar seguro, diminuiu os riscos para nós, usuários do local. Contamos com uma estrutura coberta, que ainda protege da chuva, sem contar que ainda tem local adequado para aguardar o embarque sentado”, resumiu o aposentado José Maria. “É bem mais confortável. Ainda podemos contar com banheiros e mais serviços”, completou a usuária Vera Lúcia.

Mais ação

E novas ações estão previstas para melhorar ainda mais o lugar, conforme adianta o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Fernando Franco. “Quando começou a atual administração, em 2017, o Terminal estava muito abandonado, carecia de vários serviços, como pintura e, claro, limpeza, que passou a ser feita com regularidade. Foram feitos investimentos, pois, a Rodoviária é importante para a cidade, precisa ser bem cuidada e hoje está. Agora serão feitas mudanças na iluminação, as luminárias estão disponíveis, só falta instalar. E também colocaremos dois portões, já prontos, para aumentar a segurança dos frequentadores.

Serviços para o produtor rural

A ocupação do Terminal também se consolida a partir da transferência de serviços para a rodoviária. Em meados de janeiro, a Prefeitura inaugurou a Sala da Cidadania, com a proposta de reforçar o atendimento aos produtores rurais, criando um ponto de apoio para os atendimentos relacionados ao Incra, e ampliar ainda mais a circulação de pessoas no prédio, em consonância com a proposta de revitalização do espaço.