19 FEV 2018
Assistência Social reúne servidores para aperfeiçoar acolhimento

Em ação inédita, Secretaria apresenta resultados de 2017 e mira nas estratégias para o presente ano

Os desafios do acolhimento e as ações para ampliação dos serviços oferecidos às pessoas em situação de vulnerabilidade foram abordados durante um encontro promovido pela Prefeitura de Itaúna para gestores e técnicos da Secretaria de Assistência Social, nesta segunda-feira, 19. O evento, promovido de maneira inédita no Município, foi conduzido pelo ex-vereador de Belo Horizonte e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Galba Magalhães Velloso.

Velloso abriu as discussões e, antes de interagir com a equipe especializada, apresentou os fatores que exigem a atuação cada vez mais dinâmica dos setores envolvidos. “Em um sentido amplo, o resultado que busca a Assistência Social é o mesmo que norteia a República. Sendo assim, a Assistência Social é o braço das políticas públicas, a mão que se estende a quem mais precisa e que sempre tem de estar preparada para acolher”, avaliou.

O ex-ministro defendeu a iniciativa da Secretaria de Assistência Social, considerada por ele, fundamental para o alinhamento entre os setores. “A importância começa no fato de a pasta estar liderada com o dinamismo de Élvio Marques. Como consequência dessa atuação, a Assistência Social de Itaúna, pelas informações que eu tenho e recolhi, serve de referência para toda a região. Itaúna tem a seu favor uma administração municipal feliz, é uma cidade progressista e, não tenho dúvida, que o trabalho desenvolvido pelo setor é notório e reconhecido.

A abertura dos trabalhos promovendo a atuação dos servidores também foi destacada pelo vice-prefeito, Fernando Franco. “É uma iniciativa nunca vista no âmbito da Assistência Social e fundamental para a construção do conceito de unidade entre os setores, de equivalência e união. A equipe está sólida e preparada para enfrentar os desafios”, enfatizou, parabenizando publicamente o gestor, Élvio Marques da Silva.

O presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto, o Hakuna, deu as boas-vindas aos participantes e, representando os vereadores presentes, Lacimar Cezário da Silva, “O Três”, e Antônio de Miranda, falou dos resultados da Secretaria. “A Assistência Social está sendo conduzida com maestria, o que evidência a vocação de seus servidores e gestores para superar as adversidades e alcançar as metas de trabalho. Percebe-se uma equipe competente e dedicada, fazendo a pasta ter o reconhecimento público, como nunca havia sido”, afirmou o parlamentar.

Élvio destacou a integração entre os serviços. Ao todo, 80 servidores, entre gestores e técnicos, além de representantes de entidades e instituições sem fins lucrativos, participaram do encontro. “Foi o momento ideal para darmos o pontapé inicial nas estratégicas previstas para o ano de 2018. Também foi fundamental para prestarmos contas de todas as ações executadas pelo Governo ao longo do último ano”, disse.

Em 2017, a Secretaria Municipal de Assistência inaugurou a segunda unidade do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, denominada Prefeito Francisco Ramalho, no bairro Morada Nova; ampliou a unidade que abriga o CRAS Casa das Famílias, no bairro Vila Vilaça, além de conquistar recursos para a construção de uma unidade própria do programa. O reforço na equipe de profissionais ampliou o acolhimento no Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS; permitiu a reorganização no setor do Cadastro Único, responsável por manter atualizado o benefício do Bolsa Família à população de baixa renda; e ainda a aquisição de um veículo, novos computadores e equipamentos.

A extensão da Assistência Social por meio das Associações de Bairros foi lembrada. Atualmente, a maioria das entidades foi reorganizada. A Sala dos Conselhos recebe investimentos que garantem assistência contábil e jurídica aos representantes das comunidades. Sem contar a reativação dos Conselhos de Habitação, da Juventude, dos direitos dos Idosos e da Mulher.

As discussões sobre o acolhimento às pessoas em situação de rua foi apresentada. O tema nunca foi tão debatido no Município, com a realização de quatro seminários, além de encontros e debates, que reaproximaram a Assistência Social das instituições e ampliaram o diálogo com a população.

“Foi um ano de muito trabalho e fundamental para alcançar os resultados almejados”, resumiu o secretário. “Agora, mais uma vez, a Secretaria está preparada para enfrentar os desafios e ampliar a cobertura das ações”, completou Élvio Marques da Silva.