16 FEV 2018
Prefeitura reativa Conselho da Mulher e fortalece direitos

Medida prevista em Plano de Governo reforça compromisso com novas políticas públicas sociais

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher está reativado em Itaúna. O órgão amplia a participação das representantes do sexo feminino em todos os setores da Prefeitura, estendendo a prestação de serviços às itaunenses. Meta da atual administração, a proposta integra o Plano de Governo e é uma importante conquista para a consolidação de novas políticas públicas voltadas para elas, estimulando a participação e a integração no desenvolvimento social e nas atividades de cunho econômico, político e cultural da sociedade.

“O Conselho vai evidenciar a importância da mulher na sociedade, promover a igualdade entre os gêneros e resgatar valores. Constituí-lo é essencial e significa um ganho extraordinário para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Élvio Marques.

A proposta conta com o incentivo da Secretaria de Assistência Social. Por meio da pasta, a Prefeitura vai disponibilizar apoio técnico para as atividades desenvolvidas, além da estrutura necessária para as reuniões entre os membros.

Adriana Mara Guimarães Ramos de Brito foi eleita a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e, durante a posse da nova diretoria, no dia 08 de fevereiro, ressaltou a importância do órgão para a criação, por exemplo, de uma rede de proteção às vítimas de violência. “É preciso efetivar políticas públicas para conscientização e enfrentamento dos atos violentos, garantindo o apoio e o acolhimento necessário, segurança e bem-estar de todas”, destacou ela, representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“A Prefeitura de Itaúna está ampliando o diálogo em diferentes segmentos para implementar políticas participativas e cada vez mais democráticas, atendendo às necessidades da maioria dos itaunenses”, afirmou a gerente de Assistência Social, Janaína Reis.

O delegado da Polícia Civil de Itaúna, Jorge Antônio Pereira de Mello, participou da cerimônia como convidado especial, ao lado da coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, Cristiane Franco; do chefe de Gabinete da Prefeitura, Valter Gonçalves do Amaral; e do líder do Governo na Câmara, vereador Hudson Bernardes.

Mais ação

Em 2017, as parcerias da Secretaria Municipal de Assistência Social levaram centenas de pessoas para o centro das discussões sobre investimentos e melhorias para o Município. Com o fortalecimento das Associações Comunitárias, a Prefeitura ampliou a voz dos bairros e está trabalhando em parceria com os moradores para atender as principais demandas e aquelas consideradas prioritárias pela maior parte da população.

Exemplo desse dinamismo foi a criação do projeto “Meu Bairro é Mais”, em parceria com a Associação Comunitária do bairro Vila Nazaré. Com a implantação do programa, crianças, adolescentes e jovens de três bairros, dentre eles, Novo Horizonte e Bela Vista, têm acesso a atividades durante toda semana. As oficinas são voltadas para a prática esportiva, com aulas em diversas modalidades, e para reforço escolar, com apoio pedagógico no contraturno escolar, além de promover atividades de fortalecimento de vínculos.

Ao longo do ano passado, 13 Associações Comunitárias foram empossadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Em janeiro de 2018, outras 11 receberam inscrições para formação de nova diretoria.

Mais voz à comunidade

As associações comunitárias são as instituições legítimas de representação popular nos bairros. Criadas para serem o elo entre a sociedade civil e o poder público, elas dão mais voz à comunidade na busca por melhorias e serviços. A Prefeitura de Itaúna reconhece essas organizações como instrumento para apresentar as principais demandas e incentiva as entidades a buscarem o entendimento dos principais anseios comuns. E, o trabalho feito nesse sentido é intenso, com a ampliação dos mecanismos para a capacitação dos dirigentes das entidades, por meio de cursos e seminários; encontros periódicos para debate sobre as demandas da população das diversas regiões e atendimento às prioridades; além de suporte ao trabalho desenvolvido pelas lideranças.