09 FEV 2018
Pau de Gaiola abre Carnaval 2018 com 12 mil foliões na Lagoinha

Festa termina sem ocorrências graves, com saldo positivo em relação à segurança

O tradicional “Pau de Gaiola” fez a festa mais uma vez, na abertura oficial do Carnaval de Itaúna, na Praça da Lagoinha, na noite desta quinta-feira, 08 de fevereiro. A folia promovida em 2018 pela agremiação, em parceria com a Prefeitura, teve recorde de público. Cerca de 12 mil pessoas, de acordo com os cálculos da Polícia Militar, participaram do evento, que terminou à meia-noite, sem incidentes e ocorrências de violência.

“Uma festa muito tranquila, muito bem organizada pela administração municipal e o bloco. Por parte da PM, reforçamos o patrulhamento da área para a recepção aos foliões, mantivemos as ações intensivas durante todo o tempo, inclusive, ao término das atividades, para que os participantes pudessem realmente ir embora para suas casas com segurança. O Município tem feito investimentos importantes nesse sentido. Com a reestruturação feita pela corporação no estado, Itaúna recebeu um efetivo operacional aproximadamente 20% maior em relação ao ano passado. Com o apoio de todos os órgãos, a expectativa é de fecharmos o período com saldo positivo”, afirmou o comandante da 51º Companhia de Polícia Militar, major Alexandre Oliveira.

Ao lado de um dos idealizadores da agremiação, Afonso Silva, o membro da diretoria do Pau de Gaiola, Delmar Parreiras, disse que ficou emocionado com o público alcançado neste ano. “Estou muito feliz, pois, promovemos esta festa no intuito de garantir diversão para a população itaunense e de outras cidades vizinhas. E basta olharmos para a Praça da Lagoinha e as ruas no entorno que vemos o resultado significativo desse trabalho. Muita alegria, descontração e, principalmente paz. Carnaval para nós é isso. E temos que agradecer a todos os que prestigiam e, sobretudo à Prefeitura, pelo apoio em mais um ano”, comentou.

O prefeito Neider Moreira também esteve presente e ressaltou que toda a equipe do governo responsável pela organização do Carnaval 2018 tem trabalhado muito no sentido de fazer a folia mais organizada possível. “Temos aqui uma multidão, que está brincando, se divertindo. E esperamos que seja desta forma até o encerramento das comemorações, na terça-feira, com muito lazer, entretenimento e confraternização. É uma festa para as famílias e que todos possamos ter muita diversão e tranquilidade. Entre as principais preocupações da administração está a segurança e o modelo adotado em 2017, para evitar a violência no Circuito Oficial da folia está sendo repetido, porque deu certo. Então, aos moradores do município e região, fica o convite para que venham para cá e aproveitem essa estrutura montada especialmente para vocês. Carnavaliza Itaúna”, salientou o chefe do Executivo.

Folia continua na Jove Soares

A partir desta sexta-feira, 09 de fevereiro, até terça, dia 13, a festa será na avenida Jove Soares, com o desfile de blocos, em mais de um quilômetro de extensão. Em 2018, a Prefeitura adota o mesmo modelo de 2017, com a instalação de portões para controle de acesso ao Circuito Oficial. A folia continua gratuita, no entanto, a entrada será mediante minuciosa revista, para impedir arma e objetos perfurocortantes. Essa foi uma das ações que contribuíram para a redução significativa da violência. Outra medida que deu certo, e será repetida, é o monitoramento por câmeras, além da presença dos seguranças e brigadistas.

Sexta-feira, 09 de fevereiro

20h – Bloco da Saudade

21h30 – Bloco Vai Que Cola

Sábado (10) e Segunda (12)